metropoles.com

Tic-tac-tic-tac (por Alessandra Nilo)

As eleições não nos livrarão tão cedo da ultradireita fascista, herança da era Temer-Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Apoiadores do presidente, candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fazem um ato do dia 07 de Setembro na Avenida Paulista em são paulo
1 de 1 Apoiadores do presidente, candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fazem um ato do dia 07 de Setembro na Avenida Paulista em são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

– Em contagem regressiva, o mundo acompanha as eleições brasileiras

O “cronômetro” foi acionado e ouço um tic-tac a marcar o tempo que falta para o Brasil se livrar do seu pior governo, desde a redemocratização. Ou seria o som de uma bomba-relógio, prestes a explodir? Não se sabe. Não há bola de cristal e ninguém – ninguém – pode afirmar o que irá acontecer nos próximos dias.

De certo mesmo, só há, em tons cada vez mais altos, os ataques do Presidente da República ao sistema democrático e o fato de que hoje ocupamos, perante o mundo, a vanguarda dos retrocessos.

E o Presidente Bolsonaro, não dá trégua. Esta semana, depois de enlamear o funeral da Rainha Elizabeth, ele levou ao trend topic do twitter o Bolsonaro World Shame (vergonha mundial). E ontem transformou a abertura dos debates da 77º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em um horário eleitoral de informações distorcidas ou mentirosas, inclusive afirmando que o Brasil segue alinhado aos compromissos globais de desenvolvimento, quando os dados oficiais mostram o contrario: de acordo com o Relatório Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030, editado pela Gestos e pelo GT Agenda 2030, em 2022, 80,35% das 168 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) analisadas estão em retrocesso, ameaçadas ou estagnadas.

O momento, portanto, requer a construção de muitas alianças, até chegarmos à transmissão da faixa presidencial. Além de cuidar da agenda doméstica, temos que manter comunidade internacional mobilizada e por isso, cientes das ameaças em curso, iniciamos uma articulada incidência em três atos.

O primeiro foi no início de setembro, em Genebra, onde fizemos trinta reuniões bilaterais com diferentes países para denunciar o governo federal, aproveitando o período de pré-sessão da Revisão Periódica Universal do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU . Os encontros foram a base para a segunda ação, o lançamento no dia mundial da Democracia (15/09) de uma Carta de Alerta, assinada por 170 das mais sérias organizações do país, pedindo à toda a comunidade internacional que seja vocal em apoio ao nosso Estado Democrático.

Mostrar o que há de pior no próprio país, não é trabalho que se faça com alegria, mas é necessário. Por isso, hoje 21/09, realizaremos uma manifestação pública, às 10h, na rampa do Congresso Nacional. Esse terceiro e último ato antes das eleições é parte da Semana Global de Ação pela Agenda 2030 que terá atividades em vários países. No Brasil ela foca nas Eleições 2022 e é organizada pelo GT Agenda 2030 e pela Universidade de Brasília (UNB2030), com apoio da Action for Sustainable Development.

Já é possível afirmar que intentos golpistas não serão aceitos pela maioria dos países, ainda que seu sucesso dependa da capacidade de reagir das instituições nacionais. O mundo já é testemunha dos nossos augúrios, mas as tensões não acabarão em outubro. Até 31 de dezembro muito pode acontecer e já entendemos que estas eleições não nos livrarão tão cedo da ultradireita fascista, herança da era Temer-Bolsonaro, que agora está mais organizada. Melhor que essa luz de alerta continue acesa, por um bom tempo. TIC-TAC-TIC-TAC-TIC…

 

Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero e Co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?