metropoles.com

“Tanto faz”: frase de ACM Neto embala PT na Bahia (Vitor Hugo Soares)

A campanha eleitoral mudou na Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / União Brasil
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador na Bahia, ACM Neto em evento. Ele usa máscara e aplaude - Metrópoles
1 de 1 O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador na Bahia, ACM Neto em evento. Ele usa máscara e aplaude - Metrópoles - Foto: Divulgação / União Brasil

“Para mim tanto faz”: ao pronunciar a frase na entrevista a uma emissora de rádio de Salvador no começo da campanha, o ex-prefeito ACM Neto, candidato do União Brasil a governador da Bahia – com 49% das intenções de voto contra 28% do petista Jerônimo Rodrigues em segunda lugar, na pesquisa Datafolha desta semana – imaginava definir seu perfil de político e gestor independente no plano nacional, um “sem padrinho” na disputa presidencial. Pontuava a diferença em relação aos dois principais adversários na corrida estadual: Rodrigues (PT), militante “do time de Lula” (como deixa claro no horário político na TV e rádio); ou João Roma (PL), espécie de ponta de lança do presidente Jair Bolsonaro na briga pelo Palácio de Ondina.

Mas tudo indica que Neto não calculou bem os prós e contras de sua polêmica fala. Seja como for, o “tanto faz” levantou muita “poeira”, a ponto de transformar- se no mote principal de uma das mais renhidas e explosivas disputas para governos estaduais no País, neste primeiro turno. Com carga explosiva capaz de mexer e influir em grau ainda impossível de avaliar, tanto no confronto estadual na mais recente pesquisa Datafolha, Jerônimo cresceu 12 pontos percentuais e Neto caiu 6), quanto na campanha presidencial no maior colégio eleitoral do Nordeste e quarto do País.

O candidato da UB – que as pesquisas indicavam, no início, quase como favas contadas para definir o jogo eleitoral já no primeiro tempo, vê o jogo endurecer , e muito nesta reta de chegada às urnas do primeiro turno. Sua frase foi apropriada como peça política, de princípios e marqueteira, do PT e de seus maiorais – a começar pelo governador Rui Costa, os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição, e o próprio ex-presidente Lula (todos bons puxadores de votos, conforme demonstram os mais recentes levantamentos . Todos juntos na campanha do ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, na base do “Sem essa de tanto faz”. Diga-se, a bem dos fatos: a campanha petista, que arrastava-se mambembe, ganhou novo impulso quando Neto ofereceu o lema para o PT baiano. Além de dar amplitude nacional a uma disputa que trafegava sem sal e sem pimenta, nada alentadora para os donos do poder local há quase 16 anos, a ponto de levantar suspeitas de um acordo de cúpulas para favorecer a campanha estadual de ACM Neto, e a presidencial de Lula.

Seja como for, a campanha mudou na Bahia. ACM Neto, que tocava suas falas e propaganda política na ofensiva, frente ao petista Rodrigues, enquanto praticamente ignorava o ex-ministro da Cidadania, o bolsonarista João Roma -, passou à defensiva, quando precisou dar explicações sobre o seu polêmico “tanto faz”. Mudou até a peça de maior apelo popular do marketing, que apresenta o melhor prefeito das capitais brasileiras, em seus dois mandatos em Salvador, e o adversário petista apresentado como o pior secretário estadual de Educação do País, demitido pelo governador Rui Costa, quando a Bahia desceu ao último lugar na avaliação do IDEB. A peça foi tirada do ar em razão de ação do PT acolhida pelo TRE, empurrando a campanha do ex-prefeito para as cordas, &nb sp;no rádio e na TV.

“E segue o carro para a Lapinha”, como dizem os soteropolitanos. com o “tanto faz” de ACM, transformada na frase do ano na Bahia. para o bem e para o mal, nesta reta de chegada. O resto a conferir.

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mails: vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?