metropoles.com

Roma: Troia de Bolsonaro no reino de ACM Neto (por Vitor Hugo Soares)

O ministro da Cidadania adianta que dará palanque a Bolsonaro, em 2022, na Bahia (porta de entrada ao cobiçado filão de votos na região)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Facebook
joao-roma-dem-ba-acm-neto-salvador
1 de 1 joao-roma-dem-ba-acm-neto-salvador - Foto: Reprodução / Facebook

Espécie simbólica e atual do cavalo de Troia, em tempos temerários da Covid-19 e do bolsonarismo, o deputado João Roma, eleito com empenho a ferro e fogo de ACM Neto, então prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, aportou na Bahia, semana passada, como o diabo gosta. E, a exemplo do que tem feito, de forma cada vez mais audaciosa e desafiadora, vestido na pele de todo poderoso ministro da Cidadania, partiu para cima do antigo “padrinho e irmão” (como ele chamava Neto, ­em passado recente, antes de virar novo ponta de lança do mandatário sem partido, Jair Bolsonaro). O novo adversário figadal do neto de ACM (“o original”, no dizer de Mario Kertész) confirmou, em polêmica entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, sua candidatura a governador do estado, já anunciando a prioridade de seu programa de campanha: “A Bahia precisa de um governo que tenha um olhar especial para a segurança”, em manchete do diário baiano.

Sacudiu o sossegado e, até poucos dias, previsível terreiro do quarto maior colégio de votos do país: com o PT (do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa), no palanque do senador e ex-ministro Jaques Wagner, que tenta voltar ao Palácio de Ondina, à esquerda; e ACM Neto, do DEM agora unido ao PSL (União Brasil), na centro-direita. E eis que o inesperado faz uma surpresa com o personagem que parece saído dos livros de história sobre a guerra dos gregos contra Troia nos cordéis nordestinos. O ex-amigo “do peito, tido como aliado fiel”, de repente, aparece em Salvador para bagunçar o coreto.

Mas, diga-se desde já: o chefe do Palácio do Planalto, em campanha permanente para seguir onde está por mais quatro anos, e seu cavalo de Troia (ou “traíra”, como aliados de ACM Neto qualificam Roma atualmente) não enfrentarão amadores nessa guerra política e de poder já em curso. O ministro da Cidadania adianta que dará palanque a Bolsonaro, em 2022, na Bahia (porta de entrada ao cobiçado filão de votos na região). O pernambucano Roma, eleito um dos deputados federais mais votados pelos baianos, graças a Neto, provoca: “Na Bahia, o presidente Bolsonaro precisa ser difundido e defendido. Eu trabalho sempre para carregar essa bandeira. Nosso estado, infelizmente, é líder, por longos anos, do ranking de homicídios no país, à frente de estados mais populosos, a exemplo de São Paulo e Minas Gerais”. Precisa desenhar?

Ainda no posto de presidente do DEM, às vésperas de viajar a Brasília para fundação da nova legenda, União Brasil (a maior bancada da Câmara), Neto – sem citar Roma e sua entrevista na Tribuna da Bahia – fez declarações, publicadas na imprensa local e nacional, que apontam para um grande embate no estado, no ano que vem, não só contra o PT, adversário tradicional e previsível, mas também contra Roma, “o presente de grego” de Bolsonaro.

Melhor avaliado, até o momento, nas pesquisas para governador, ACM Neto garante: o União Brasil terá projeto político independente e não ficará sob as asas do bolsonarismo. “Nosso caminho é ter candidato próprio à Presidência. Esse partido não nasce debaixo das asas do governo e não há nenhum interesse de estar fazendo jogo com perspectiva de negociar o que quer que seja com o governo”, disse Neto, dia 5, em live promovida pelo Uol. O ex-prefeito de Salvador diz que o novo partido tem tempo para amadurecer um nome para presidente, sinaliza que será um candidato da terceira via e que a ele agrada o nome de Ciro Gomes. O resto a conferir!

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bafia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?