metropoles.com

O presidente latifundiário de extrema-direita (Por Bryan Avelar)

Em El Salvador, Bukele e sua família compram terras por mais de nove milhões de dólares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Handout/Getty Images
Nayib Bukele toma posse em El Salvador extrema direita
1 de 1 Nayib Bukele toma posse em El Salvador extrema direita - Foto: Handout/Getty Images

Ao final de seu primeiro mandato (2019-2024), a família nuclear do presidente de El Salvador, Nayib Bukele , tornou-se proprietária de terras e cafeicultora e multiplicou doze vezes a quantidade de terras que possui, adquirindo 34 novas propriedades de luxo e fazendas de café e cana avaliadas em 9,2 milhões de dólares. É o que revela uma investigação jornalística publicada na última quinta-feira (19) pelo Conselho Editorial Regional e pela Focos TV .

Entre as novas propriedades adquiridas pela família Bukele estão um terreno com vista privilegiada para o Lago Coatepeque, um dos pontos turísticos mais exclusivos de El Salvador, sete fazendas de café , duas fazendas de cana-de-açúcar e vários apartamentos de luxo. A peça jornalística, baseada em documentos oficiais do Registro Nacional de Imóveis, revela uma rede de compras feitas pessoalmente pelos irmãos, esposa e mãe de Bukele e por meio de empresas familiares que em anos anteriores relataram pouca ou nenhuma atividade.

Uma das terras mais relevantes adquiridas pelos Bukele é a “Hacienda Dorada”, uma fazenda de café de 231 hectares localizada nas encostas do vulcão Ilamatepec, no departamento de Santa Ana, no oeste de El Salvador. Nove variedades de grãos gourmet são cultivadas nesta fazenda que o presidente Bukele promove sob a marca Bean of Fire.

Segundo a investigação, esta propriedade foi adquirida com a compra de ações da empresa El Lindo Sueño, proprietária do terreno, em 2023, quando Bukele já estava no poder há quatro anos . Além de comprar ações, os Bukeles fizeram um “investimento permanente” de US$ 4,9 milhões em sua nova empresa de café. O investimento foi realizado através da empresa Corporación Logística de Servicios SA de CV da qual Bukele é administrador e único proprietário. Esta empresa não registou movimentos no seu capital desde 2013 até que em 2022 e 2023 teve um salto no seu património em mais de seis milhões de dólares.

Segundo Jaime Quintanilla, jornalista que liderou a investigação, o aumento do patrimônio da empresa provém do crédito à habitação. “Mas estas empresas não tinham um perfil que justificasse o acesso a empréstimos milionários. Antes do seu crescimento tinham ativos inferiores a 20 mil dólares, então como é que um banco dá milhões de dólares a empresas que aparentemente não têm forma de suportar a sua dívida?”, pergunta ele.

Com o investimento na Hacienda Dorada, “os Bukele entraram no seleto grupo dos 2% dos grandes produtores de café de El Salvador que possuem mais de 100 blocos cultiváveis, segundo o Instituto Nacional do Café”, diz o relatório.

Nem Bukele nem ninguém de sua família respondeu publicamente à reportagem do Editorial Regional e da Focos TV.

(Trecho de reportagem do jornal El País)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?