metropoles.com

O luxo da indecisão (Por Miguel Esteves Cardoso)

A indecisão é democrática. A indecisão puxa pelos políticos. Ensina a não contar com os ovos nos cus das galinhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração de uma pessoa em dúvida
1 de 1 Ilustração de uma pessoa em dúvida - Foto: Getty Images

Tenho inveja dos indecisos. A indecisão é um luxo e faz sentido esperar pelo último minuto, quando se olha para o boletim, e se sente a ponta da esferográfica a tremer magneticamente na direcção de um dos logótipos.

A indecisão pode ser elogiosa. Há quem tenha pena de não poder votar em dois partidos: um para o Governo (o voto útil) e o outro para a Assembleia (o voto agradável).

Os eleitores indecisos são aqueles que levam a sério o privilégio e o dever de votar. Deveria haver uma estátua ao eleitor indeciso, como há ao soldado desconhecido.

São eles que fintam a cagança das sondagens. São eles que acabam por decidir tudo. Fazem listas mentais de prós e contras, que vão revendo à medida que se aproxima o dia das eleições.

Fazem mal os partidos quando apelam aos indecisos. Os indecisos pensam muito no que vão fazer. Não é por uma frase que vão pender para um lado ou para o outro.

Eu cá consegui ser indeciso até à última semana. Cansei-me. A indecisão cansa. Foi um alívio decidir-me. Mas apelo aos restantes indecisos que se aguentem. A indecisão é optimista. A indecisão é democrática. A indecisão puxa pelos políticos. Ensina a não 00:00 02:11 Com o apoio Saiba mais Oferecer assinatura contar com os ovos nos cus das galinhas. Um indeciso exige ser convencido. Um indeciso exige ser cortejado.

Estou para aqui a palritar, mas em toda a minha vida, apesar dos meus melhores esforços, nunca consegui convencer um único eleitor indeciso a votar no partido que eu achava melhor.

Os indecisos são mimados. Quem é que julgam que são? Acham que as eleições são só para eles ou quê? “Ainda não sei em quem vou votar!”: é essa a ladainha dos indecisos, a querer provocar-nos.

O que pensarão de nós, os decisos? Que somos umas marias-vai-com-as-outras. Que somos inconscientes, irresponsáveis e previsíveis. Que somos rochedos, insensíveis ao que se diz e ao que se passa. Que somos gratuitos, corruptos e manobráveis. Quanto mais perseguirmos os votos dos indecisos, mais eles nos vão fugir com as mãos.

(Transcrito do PÚBLICO)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?