metropoles.com

Novas lideranças políticas (por Antônio Carlos de Medeiros)

É do Piauí uma nova liderança em ascensão no Brasil. Trata-se do governador Rafael Fonteles (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Foto colorida do governador do Piauí Rafael Fonteles - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do governador do Piauí Rafael Fonteles - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

É do Piauí uma nova liderança em ascensão no Brasil. Trata-se do governador Rafael Fonteles (PT), eleito em 2022 com 37 anos. Foi eleito no primeiro turno, com 57,17% dos votos válidos, liderando um amplo arco de alianças com o PCdoB, PV, MDB, PSD, Solidariedade, PSB, Pros e Agir. Uma espécie de Frente Ampla regional.

Fonteles foi eleito na trilha aberta por Wellington Dias (PT), dando seqüência a uma hegemonia política de 20 anos. Matemático com mestrado no prestigioso Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), ele articulou uma equipe de governo de alto nível e é considerado um político jovem de perfil empreendedor.

Suas políticas públicas têm o foco no progresso e no emprego e renda. Inspirações iluministas, dizem formadores de opinião do Piauí. Nesta toada, tem mais de 80% de aprovação. No final de 2023, pesquisa do Instituto Datamax cravou 86,79% de aprovação da sua gestão.

Sua ênfase na gestão é a criação de um estado moderno e digital. Incentiva o agronegócio na perspectiva de agregar mais valor com o estímulo às agroindústrias. O Piauí não tem tradição de indústrias e, com apenas 3,2 milhões de habitantes, tem um mercado de consumo limitado. Daí o caminho de agroindústrias para o mercado nacional e internacional – na trilha da ampla fronteira agrícola da chamada região de “Matopiba”.

Além da agroindústria, Fonteles mira o grande potencial de energia eólica e solar do Piauí para a produção de hidrogênio verde: foco em energia limpa e renovável, na fronteira do mundo ESG. Nestes dias, esteve na Europa para assinar Protocolos de cooperação de produção de hidrogênio verde. Mira também a exportação.

“Fonteles pensa grande e pra frente”, me disse uma liderança de Teresina. A mesma liderança enxerga com preocupação o seu afastamento de Wellington Dias. Torce para uma reconciliação ali na frente, e não para mais uma saga do velho problema do criador e da criatura.

Jovem ainda na política, diz essa liderança, Fonteles vai ver que a sua hegemonia passa pela manutenção da aliança com Dias. Ainda mais porque a liderança de Ciro Nogueira estaria em declínio, segundo ele.

Para além do varejo político, o governador Rafael Fonteles é visto como um fenômeno político no Piauí também no meio empresarial. Conseguiu crescer eleitoralmente até em Teresina, onde o PT nunca elegeu prefeito. Agora, está refazendo alianças com o ex-governador Wilson Martins e com o PDT. Mira uma consolidação da sua hegemonia a partir das eleições de 2024, incluindo Teresina.

Arguto observador da cena política brasileira, José Dirceu esteve a poucos dias no Piauí. Lá, declarou a Tv Meio Norte que o fortalecimento das “jovens lideranças” em todo o Brasil é uma prioridade para o PT. E citou nomes como o do governador do Piauí. Além de outros jovens, como o prefeito de Recife, João Campos (PSB), e o ministro Renan Filho (MDB).

Enfatizando que “o Nordeste tá andando”, Dirceu chamou a atenção da mídia também para outras lideranças em ascensão nacional, como Camilo Santana, Wellington Dias, Elmano de Freitas, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Para além do foco da grande mídia, concentrado em lideranças do sudeste e do sul do país.

Tudo somado, o Brasil pode estar caminhando para 2026 e 2030 – “logo ali” no tempo histórico – com boas perspectivas de renovação de lideranças políticas. A conferir.

*Pós-doutor em Ciência Política pela The London School of Economics and Political Science.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?