metropoles.com

Moro (Podemos) cresce: MBL nas ruas (e Eliana Calmon) (por Vitor Hugo)

Eliana ressurge, para desgosto dos adversários de Moro, como nome político e ético de importância na campanha presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES
Eliana Calmon
1 de 1 Eliana Calmon - Foto: GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES

Em menos de 10 dias, desde o ato de sua filiação ao Podemos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – exemplar prova de unidade partidária, organização e entusiasmo, oposto ao espetáculo de desorganização e desânimo, nas prévias inconclusas do PSDB – o ex-juiz Sérgio Moro, ex-condutor da Lava Jato não para de crescer e de surpreender: consolida-se a passos firmes e planejados, de poucos escorregões políticos, até aqui, e sobe nas pesquisas, desde que se dispôs a ocupar espaço na condição de nome da Terceira Via.

Com igual intensidade e disposição, ele bate no ocupante do Palácio do Planalto, à direita, e no ex, Lula, à esquerda, como se esperava. Além disso produziu fatos e lances políticos com foco e direção. Deu entrevistas com informações, análises e considerações polêmicas, capazes de abrir espaços nos diversos veículos de comunicação e alimentar discussões nas redes sociais. Fez discursos com força nos substantivos – nos fatos – a exemplo da ida ao encontro do Movimento Brasil Livre- MBL onde foi recebido com entusiasmo de celebridade. E ainda teve contatos relevantes de ampliação de forças: jantar com o empresário Paulo Marinho e desafetos do bolsonarismo, no Rio, e conversou com a ex-ministra Eliana Calmon, que deverá conduzir a campanha na Bahia, portão de entrada de quaisquer candidatos para alcançar os votos da região Nordeste.

No caso da Bahia, área ocupada pelo PT, do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, – que à esquerda tenta voltar ao Palácio de Ondina, – navega ao centro o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, – ex DEM e atual homem forte do recém criado partido, União Brasil, no posto de secretário-geral, – até esta semana, o preferido nas pesquisas a governador. Na condição de azarão, bolsonarista, à extrema direita, surge João Roma, ministro da Cidadania, com a pasta cheia de recursos públicos destinados a arrecadar votos em troca de favores, junto a prefeitos dos grotões eleitorais.

Neste contexto, aparece Eliana Calmon, figura simbólica – local e nacionalmente – que, na condição de Corregedora-geral do Superior Tribunal de Justiça – STJ, chamou a atenção do país para os desvãos dos bastidores do Judiciário, ao cunhar a célebre expressão “Bandidos de Togas” – em aparição inesperada e contundente. Depois de aposentada, Eliana, estimulada por Marina Silva e o finado Eduardo Campos, candidatou-se à senadora e conquistou mais de 8% dos votos do estado (mais de 500 mil), sendo mais votada que a candidata do PSB à governadora, Lídice da Matta, ex-prefeita da capital, que recebeu 400 mil votos nas eleições de 2014. A ex-ministra perdeu para o atual senador Otto Alencar (PSD), apoiado pelo PT.

Eliana ressurge, para desgosto dos adversários de Moro, como nome político e ético de importância na campanha presidencial. Ela se reuniu com o virtual candidato do Podemos, dia 18 em Brasília, “para discutir soluções para o Judiciário”. O ex-juiz destacou a relevância do encontro, nas redes sociais e em suas seguintes entrevistas, citando a ex-ministra do STJ, como “uma referência na luta pela integridade dentro do Judiciário”. Eliana declarou em entrevista ao Globo: “Estou na campanha. A campanha está só começando. Pretendo trabalhar ajudando na interlocução com o Judiciáio e a OAB”. Nada mal para começar. O resto a conferir, mas o certo é que há tremores na Bahia.

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol. com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?