metropoles.com

Moro 2022: segue acesa a chama da 3ª Via (por Vitor Hugo Soares)

O que motivou o ex-juiz, nesta vinda ao Brasil, foram os dados da pesquisa de qualidade que recebeu na reunião com a cúpula do Podemos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um mês mais distante a decisão – transferida de outubro para novembro – seguem de pé as chances de se concretizar a candidatura, à presidência da República em 2022, do ex-juiz federal, Sérgio Moro, condutor da Lava Jato (a mais importante operação de investigação, julgamento e punição de corruptos e corruptores País). Na sua recente passagem pelo Brasil – agora ele mora e trabalha nos Estados Unidos – o ex-ministro da Justiça participou de reunião com a cúpula do Podemos, em Curitiba, jantou com o governador João Dória JR. (PSDB-SP) e ex-ministro da Saúde, Luiz Mandetta, conversou com lideranças sociais do MBL, e informou que, por motivos éticos, irá cumprir o contrato, que termina esse mês, com a empresa Alvarez e Marsal, à qual presta consultoria, antes de anunciar se será candidato ao Palácio do Planalto.

Segue, portanto, a possibilidade de efetivação, – a deduzir pelas manifestações de entusiasmo de Moro (segundo fontes próximas a ele, a exemplo do senado Álvaro Dias), – da opção desejável – pelo que indica pesquisa do Podemos que lhe foi apresentada esta semana. Os dados sinalizam a favor de uma candidatura de centro democrático (ou terceira via), que indica Moro como nome preferido para se interpor com igual intensidade e apelo político e eleitoral, contra a tendência de polarização entre o atual dono do poder, Jair Bolsonaro, à “direita”. e o ex, Lula, à “esquerda”.

O resto, ficou claro nos encontros, é a disponibilidade do ex-magistrado para “meter o pé na estrada, comer poeira e melar os sapatos na lama, no sertão mais profundo” (no dizer do nordestino da beira do rio São Francisco), em campanha, tão essencial quanto desgastante pelo voto, mas tonificante para o candidato e para o País. Até novembro é o tempo que o ex- juiz da Lava Jato – que segue causando calafrios em muita gente graúda, com malfeitos e contas a acertar com a polícia e a justiça – acredita necessário para ter um programa básico de governo para apresentar, além de empunhar a bandeira anticorrupção, que deverá ser um dos motes da sua campanha. É o tempo também de que &n bsp;Moro precisa para colocar o ponto final no livro que está escrevendo, sobre bastidores da sua trajetória profissional, que ele espera lançar em breve. Nada melhor que um livro polêmico – recheado de verdades incômodas, para governantes farsantes e políticos desonestos e oportunistas, – para esquentar e impulsionar uma campanha majoritária.

Mas o que motivou o ex-juiz, nesta vinda ao Brasil, foram os dados da pesquisa de qualidade que recebeu na reunião com a cúpula do Podemos, em Curitiba. Pela pesquisa de imagem Moro-Lula-Bolsonaro, o ex-juiz contaria, hoje, com a simpatia de 31% do eleitorado, e seria rejeitado por 28%. Outros 41% se declararam neutros. Bolsonaro é rejeitado por 65% dos entrevistados, e Lula por 48%. No levantamento também foi medida a migração de votos do atual mandatário para seu ex-ministro da Justiça, o que daria a Moro entre 10 a 12% do eleitorado bolsonarista, em eventual segundo turno com Lula.

Moro ficou contente – e a cúpula do Podemos também – com os números da pesquisa. Mas ele ainda vai conversar com a família e amigos confiáveis, para pesar os riscos da volta ao País para uma dura campanha presidencial. Foi aconselhado, pelos mais apressados, a não protelar demais a decisão, sob pena de perder espaço, tempo e oportunidade, e demonstrar fraqueza. O resto a conferir.

Vitor Hugo Soares é jornalista. E-mail: vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?