metropoles.com

Michelle e Dirceu: agendas submersas de Bolsonaro e Lula (Vitor Hugo)

A cortina de fumaça que encobre, há tempo, as estradas por onde trafegam os dois personagens tidos como indispensáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
josé dirceu
1 de 1 josé dirceu - Foto: Divulgação

Duas questões instigantes e incômodas ao mesmo tempo, em seus respectivos espaços e contextos políticos, começam a virar segredo de polichinelo, desde que, com freqüência cada vez maior, se lê e se especula nas redes sociais, jornais ou em blogs e sites de altos índices de visualizações e leitura: “Por onde anda e o que faz a primeira dama Michelle Bolsonaro, em movimentos discretos mas incessantes, neste período de pré-campanha do atual dono do poder, Jair Bolsonaro, para renovar seu mandato no Palácio do Planalto?”, eis a primeira pergunta. A segunda é parecida: “O que faz e com quem conversa atualmente o ex-ministro Zé Dirceu (PT) – destacado articulador dos acordos e “arranjos” (no dizer dos pe tistas baianos) na disputa vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002?”. Aos poucos faz-se luz sobre estas e outras interrogações.

A cortina de fumaça que encobre, há tempo, as estradas por onde trafegam os dois personagens, tidos como indispensáveis em suas respectivas áreas de atuação (Dirceu para Lula, PT, e Michelle para o marido, PL), se dissolve, expondo as agendas submersas de ambos. Já é possível afirmar que não faltam atividades para esses coadjuvantes de luxo, polêmicos e causadores de explosivos casos de ciúmes e falatórios internos de cada lado, dos dois candidatos à frente nas pesquisas. No caso da primeira dama, sabe-se, desde o começo deste governo, da sua proximidade e interação (sedimentada durante o internamento hospitalar de Bolsonaro, depois da facada que recebeu em Juiz de Fora (MG) na campanha passada), além da confiança pesso al no enteado Carlos, filho 02 de Bolsonaro ; condutor da campanha do pai nas redes sociais.

Laços tornados públicos mais de uma vez em falas de Michelle. Menos conhecidas são as agendas sigilosas que a primeira dama cumpre, em viagens na companhia da ex-ministra da Mulher, Damares Alves, a exemplo dos atos realizados em Feira de Santana e Salvador, com participação de líderes evangélicos, para citar apenas o exemplo da Bahia, onde Michelle tenta quebrar a resistência ao nome do marido, reveladas nas pesquisas no Nordeste.

Recentemente filiou-se ao PL, para facilitar sua atuação na campanha pelo País. Foi anunciada como a “estrela feminina das inserções de propaganda do PL na TV e trunfo na tarefa de tentar reduzir a rejeição das mulheres ao marido”. Mas Michelle não compareceu às suas gravações, alegando diferentes motivos. Coincidentemente (ou não?), depois que o 02 lançou sua “maldição” contra o trabalho do marqueteiro do PL na campanha do pai. Isso estaria na raiz dos “ruídos familiares” entre irmãos e das desavenças entre bolsonaristas da primeira hora.Ponto.

Quanto a agenda paralela de Zé Dirceu na campanha petista daria um artigo. Por agora, diga-se apenas – até por falta de espaço – que o ex-ministro chefe da Casa Civil não pára; além de conversas com importantes personagens da política nacional – petistas ou não – discute até estratégias de atuação do candidato a vice, Geraldo Alkmim, e o impasse da candidatura de Freixo (PSB), no Rio de Janeiro. Na Bahia, Dirceu trafega livremente há 20 anos, quando coordenou a primeira campanha vitoriosa de Lula, e tem na paradisíaca praia de Guaibim, em Morro de São Paulo, seu local preferido de “repouso do guerreiro”, no dizer de seus companheiros baianos. Um deles, o senador e ex-governador Jaques Wagner, um dos principais coordenadores nacionais da campanha de Lula.Precisa desenhar?

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-maiil: vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?