metropoles.com

Loucura indesculpável (por Mirian Guaraciaba)

Como festejar o nascimento de Cristo num mundo tão cruel?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mohammed Hamoud/Getty Images
Houthis Bombardeios dos Estados Unidos no Iêmen - Metrópoles
1 de 1 Houthis Bombardeios dos Estados Unidos no Iêmen - Metrópoles - Foto: Mohammed Hamoud/Getty Images

“Viagem sem destino”, “derrota sem vencedores”. Da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco concedeu ontem cedo, a benção tradicional de Natal Urbi et Orbi (para o mundo, para o universo) condenando enfaticamente, mais uma vez, as guerras pelo mundo. São muitas, impiedosas, intermináveis.

A matança de milhares de palestinos pelo governo terrorista de Israel e a violência do Hamas contra os judeus, é o que mobiliza o mundo nesse momento. E Ucrânia e Rússia, quase dois anos de destruição? Ataques na Síria? Tensões e conflitos na região de Sahel, Chifre da África, Sudão, Camarões, República Democrática do Congo, as duas Coréias?

Como honrar o Natal em face de tal insanidade? Nosso espirito natalino cada vez mais envergonhado diante da miséria, da fome, da morte. E do impressionante avanço da indústria de armas no mundo. Somente os Estados Unidos são responsáveis por 45% do arsenal vendido no mercado internacional. Lucros vultosos.

O Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo acompanha o comportamento da indústria de armas, e prepara o relatório de 2023. Adianta: em 2022, os gastos militares mundiais já atingiram US$ 2,2 trilhões, o nível mais alto desde o fim da guerra fria.

Amanhã, o Papa fará sua segunda aparição na semana do Natal, dia de Santo Estevão, feriado na Itália. Mais uma vez, concederá a benção Urbi et Orbi, e incriminará os “mercadores da morte”. E iniciará uma vigília de Ano Novo pela paz no mundo. Assim seja.

Preconceito na veia

Ser casada com Chico Buarque, merece currículo, sem dúvida. Quisera eu. Mas Caroline Proner é advogada, professora da UFRJ, pós doutorada na École des hautes études en sciences sociales na França, doutora em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha, e mestre em direito pela UFSC. O Globo, em sua intolerância indisfarçável, apresentou Carol apenas como a “mulher de Chico Buarque”, nomeada por Lula para uma cadeira na Comissão de Etica Publica, no próximo triênio.

Zinho

Quem irá substituir Zinho, Luiz Antonio da Silva Braga? O miliciano mais procurado do Rio foi preso ontem. Rapidinho, a milícia terá um novo chefe. Sucessivos governos permitiram que o buraco do crime organizado no Brasil não tivesse fim.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?