metropoles.com

Ê, Bahia: Bolsonaro ataca Rui (PT) e ACM Neto (UB) (por Vitor Hugo)

Bolsonaro faz campanha para João Roma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
O presidente Bolsonaro de camisa social azul ao lado de lideranças em Salvador, Bahia. Ele está na companhia do ministro da Cidadania João Roma - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro de camisa social azul ao lado de lideranças em Salvador, Bahia. Ele está na companhia do ministro da Cidadania João Roma - Metrópoles - Foto: Alan Santos/PR

Observo na Tribuna da Bahia, em dois títulos de impacto local e nacional, sinais do ocaso do governo do PT e do pacto de poder que há quase 16 anos reina no estado, causado por erros e desacertos acumulados nos arranjos e novas alianças para a sucessão do governador Rui Costa nas eleições de outubro. Somados à velozes mudanças de rumos dos ventos que se apresentam no horizonte da “terra de todos os santos e de quase todos pecados”, no dizer do cronista Nelson Gallo. No primeiro, “Leão rompe com o governo e busca novo caminho”, manchete de capa, dia 15, – véspera da chegada do presidente da República, Jair Bolsonaro em jornada típica de campanha eleitoral, incluindo ida à sede das Obras Sociais Irmã Dulce, a santa dos pobres da Bahia, no bairro de Roma. Na chegada, a saia justa quando o visitante foi perguntado, por um curioso, no melhor estilo baianês: “Cadê a máscara, véi?”

No segundo, o aviso: “João Roma acompanha o presidente Bolsonaro em visita a Salvador nesta quarta-feira (16)”. O ministro da Cidadania foi atração à parte durante a visita. Nome do capitão para o Palácio de Ondina, ex “amigo-irmão” de ACM Neto e atual inimigo figadal do secretário geral do União Brasil, disparado, desde o início, nas pesquisas para futuro governador . Roma foi alvo das maiores atenções do “mito”, de seus sinais de mando e contatos públicos. O chefe reforçou a candidatura do ministro ao governo estadual e, em entrevista, colocou a cereja no bolo:

“É lógico que ele (Roma) terá meu apoio. Eu sou capitão do Exército, ele é tenente da Reserva de R2 Setor R da artilharia”, disse Bolsonaro, em linguagem de caserna, e ato marqueteiro, de certo ensaiado pelo filho Carlos, no comando da propaganda da reeleição, mesmo com o ministro Alexandre Moraes (STF-TSE) nos calcanhares, para descobrir o que efetivamente o vereador do Rio foi fazer na Rússia, na comitiva oficial do pai. Mas isto é outra história.

Bolsonaro foi além, na terra da Santa Dulce. “Caso eu seja reeleito e tudo der certo para a eleição de Roma, isso significaria uma melhor interação do governo federal com a Bahia”, disse. E aproveitou para, ao seu modo, dar resposta a quem lhe cobrou o cumprimento das normas sanitárias locais, na sua chegada, depois da fazer críticas às medidas de controle da Covid 19 do governo de Rui e da prefeitura de Salvador, então sob comando de Neto. Anunciou que pretende alterar, até dia 31 de março, o status da pandemia no Brasil para endemia. “E os baianos vão ficar livres da máscara”, disse o candidato (PL) a continuar no Palácio do Planalto.

Ressalte-se ainda: o vice -governador João Leão (PP) que um dia antes formalizara sua saída do governo, em documento a Rui Costa, entregando todos os cargos de 1º escalão do PP na gestão petista (incluindo o dele, no Planejamento). Leão comunicou ao governador, que se sentia “livre para procurar novo rumo”. Abrindo fendas no governo petista que, diante dos choques internos, decidiu lançar o neófito militante de Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues, para disputar com ACM Neto (e Roma). Na sexta-feira, o vice Leão aparecia em foto na TB, abraçado com ACM Neto, no anúncio da nova aliança com o PP, na qual Leão é candidato a senador. Ê, Bahia! E tem gente que não entendeu o foguetório, nos terreiros pós- visita de Bolsonaro. “ Sabe nada, inocente!”… ironiza o soteropolitano gaiato.

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol. com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?