metropoles.com

Datafolha: ótimas notícias para o funcionalismo (Por Antonio Lavareda)

O que os números querem dizer sobre os funcionários públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
servidores reajuste orçamento
1 de 1 servidores reajuste orçamento - Foto: null

1. Apesar de reportados com a preocupação explícita de alinhamento com o Editorial da 1ª. página, com o qual o jornal aderiu à campanha pela Reforma Administrativa, os números obtidos pela competente equipe do Instituto não deixam margem a dúvidas: a maioria da população brasileira aprova o desempenho geral dos funcionários públicos (41% O/B, 40% Reg, apenas 18% de R/P). Quando digo “aprova” é porque o DataFolha nunca utiliza a medida dicotômica (aprovação x desaprovação), mas é IMPOSSÍVEL que uma parte expressiva desses que responderam “regular” não “aprovem” o desempenho do funcionalismo, num patamar certamente bem superior aos 50%.

2. Só para se ter uma ideia de como esses resultados são positivos para a categoria avaliada, o governo do presidente Lula na última avaliação do mesmo instituto obteve números bem inferiores: 36% O/B, 29% Regular, e 32% R/P. A avaliação negativa sendo como se vê quase duas vezes maior que a dos funcionários. O ex-presidente Bolsonaro também registrou no mesmo DataFolha no final do seu governo desempenho bem menos positivo que o obtido agora pelos servidores públicos: 39% O/B, 24% Reg, e 37% de Ruim/ Péssimo. Observe-se que algumas áreas do funcionalismo obtiveram notas ainda melhores, como os trabalhadores da educação, policiais civis e militares, e os do poder judiciário.

3. Quanto aos “achados” da pesquisa sobre atitudes e opiniões dos brasileiros quanto a uma eventual Reforma Administrativa, eles parecem predominantemente “benignos” para o funcionalismo. Entre os 71% que se dizem favoráveis à reforma, devem estar os 56% que defendem a estabilidade dos servidores para lhes garantir um bom trabalho. E ainda, na margem de erro da pesquisa, empatam os 50% contrários e os 48% favoráveis às promoções automáticas por tempo de serviço.

4. Por fim, duas perguntas não poderiam ter resultados diferentes. Indagados se eram favoráveis a demissões “por mau desempenho”, 80% se disseram obviamente favoráveis. Note-se que essa possibilidade já existe e há muito é praticada no serviço público. E questionados se os servidores deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e serem recompensados pelo seu desempenho, 90% concordaram. Nenhuma surpresa, não? Difícil ser contra essa formulação. Tudo visto, a conclusão correta é de que os defensores da Reforma devem usar todo seu estoque de argumentos para impulsioná-la, mas uma pretensa insatisfação da opinião pública com os serviços prestados pelo funcionalismo público nos três níveis definitivamente não se presta a esse fim.

 

Antonio Lavareda é cientista político e presidente do conselho científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESP)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?