metropoles.com

Cresce violência contra a mulher no Brasil (por Mirian Guaraciaba)

Com pouco a comemorar, vem ai o 08/03, Dia Internacional da Mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em Tupã, interior de São Paulo, Marcelo Nistarda, 49 anos, assassinou a facadas Milena Nistarda, 53, e arrancou seu coração. Quando a policia chegou, o assassino, seu marido por 29 anos, estava com o coração de Milena nas mãos. Quatro horas antes, Milena havia pedido medida protetiva contra o marido.

Esse é o cenário no País. Perturbador: 74% das brasileiras acreditam que a violência contra as mulheres aumentou no país em 2023. A 10ª. edição da pesquisa Nacional de Violência contra a mulher, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, revelou que a maioria das brasileiras que amargaram algum tipo de violência no ano passado, sofreu ataques físicos e psicológicos.

O levantamento atende ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado em novembro. Na região Centro-Oeste, a percepção do aumento da violência é ainda mais acentuada, 79% acreditam que a violência aumentou. Depois vem o Nordeste (78%), Norte, 74%, Sudeste, 72%, e Sul, 66%.

Em 2022, a Organização Mundial de Saúde havia revelado que o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Diz a OMS que, em todo o mundo, uma em cada três mulheres (cerca de 740 milhões de pessoas) é submetida à violência ao longo da vida. Mais grave: uma em cada quatro mulheres de 15 a 24 anos já terá sofrido violência de seus parceiros por volta dos 20 anos.

Não precisamos ir longe. No Distrito Federal, o feminicídio foi o crime que mais cresceu em 2023. De 17 casos, em 2022, para 34. Tentativa de feminicídio, de 37 para 78. Das mulheres mortas por seus companheiros, 67% já haviam sofrido violência, 62% não registraram queixas, e 85% eram mães.

Sem ter muito o que comemorar, vem ai mais um 08 de março, Dia Internacional da Mulher. São muitas as histórias que justificam a data. Fala-se em homenagem às mais de cem mulheres mortas num incêndio em uma fábrica de Nova Iorque, em 1911. De qualquer modo, a data foi oficializada pela ONU em 1975. Nesses quase 50 anos, avançamos. Não foram concessões. Foram conquistas, a duras penas. Virão mais.

O general legalista

Se os discípulos de Bolsonaro chamam de traidor o ex-comandante do Exército, Freire Gomes, é óbvio que o general tinha o que falar. Segundo a Folha de SPaulo, Freire Gomes não ficou calado. Respondeu a 250 perguntas feitas pela Policia Federal, na última sexta-feira. A CNN revelou que o ex-comandante confirmou reuniões com Bolsonaro sobre a minuta golpista.

Para quem foi chamado de “cagão” pelo então candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro, Braga Neto, por não compactuar com a tentativa de golpe, Freire Gomes teve coragem de encarar um interrogatório da PF que durou oito horas. Nem Bolsonaro, nem Braga Neto tiveram a mesma valentia. Covardemente, entraram mudos e saíram calados.

Segurança mínima

O crime cada vez mais organizado. Policias de todos os níveis estão, há 20 dias, à caça de dois bandidos que fugiram da Penitenciária dita de Segurança Máxima de Mossoró (RN). Para piorar a situação, na madrugada de ontem, outros dois criminosos escapuliram de outra penitenciária dita de segurança máxima, em Campo Grande (MS). No sábado, talvez temendo mais fugas, o governo federal transferiu de Mossoró 23 presos, entre eles Fernandinho Beira-Mar, apontado como líder do Comando Vermelho.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?