metropoles.com

Boric, Lula, Bolsonaro: novos sinais sopram do Chile (por Vitor Hugo)

Sinais de comportamento e de fala que repercutem no Brasil, a caminho de eleições do ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Chile elege presidente
1 de 1 Chile elege presidente - Foto: Reprodução

Partiu de Gabriel Boric, eleito no Chile, domingo 19, com 55% dos votos válidos, – ex-líder estudantil, 35 anos, fã dos roqueiros K-Pop e Taylor Swift, com tatuagens no braço e anunciando investimentos maciços na área Cultura, depois de ter recebido menos votos que o ultra direitista José Antonio Kast, no primeiro turno – o grito inesperado e cheio de signos políticos e de comunicação que vem dos novos ares que sopram de Santiago, ao pé da Cordilheira dos Andes. Sinais de comportamento e de fala que repercutem no Brasil, a caminho de eleições do ano que vem: “Sou da Patagônia Austral, onde começa o mundo e onde se fundem todos os contos e o imaginário do planeta, no Estreito de Magalhães, que inspirou tantos romances” disse Boric, ao comemorar a chegada ao mando, como mais jovem mandatário da história de seu País. Sinalização que vale para Lula, Bolsonaro, Moro, Miro, Dória, Simone…

E não ficam nisso os sinais andinos merecedores de atenção na campanha brasileira. A começar pelo líder nas pesquisas, ex-presidente Lula, que, domingo mesmo fazia discurso na base do “já ganhou”, – na eleição que ainda se dará em 2 de outubro de 2022 – em jantar com o tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo. Outro sinal do vitorioso chileno, depois da larga caminhada pelas ruas e palanques de todas as regiões: ”Vou ser presidente de todos os chilenos. Acho importante ter interlocução com todos e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, disse Boric, que chega limpo, solteiro e sem amarras aparentes ao comando da nação andina.

Mal (ou bem?) comparando, o jovem presidente eleito parece saído das páginas do livro autobiográfico do poeta Nobel de Literatura, Pablo Neruda, “Confesso que Viví”. Em particular no capítulo em que o poeta fala das mudanças em seu destino e na sua obra, a partir de seu ingresso na política, quando foi eleito senador. Á política veio como um trovão desviar-me dos meus trabalhos. Regressei uma vez mais à multidão. A multidão humana foi a maior lição da minha vida… Solidão e multidão: Na solidão, a minha vida enriqueceu-se com a batalha da ondulação no litoral chileno, mas aprendi muito mais com a grande maré das vidas, com a ternura vista em milhares de olhos que me viam ao mesmo tempo. Esta mensagem pode não ser possível a todos os poetas, mas quem a tenha sentido guarda-la-á no coração e na sua obra. É memorável e desvanecedor para o poeta ter encarnado para muitos homens, durante um minuto, a esperança”.Ponto.

Ex-líder acadêmico, roqueiro que gosta e fala de música, poesia e cultura, seguramente Boric terá bebido desta motivadora inspiração intelectual e política, marcante em seu País e no continente. O jovem presidente eleito, porém, representa uma esquerda renovada e revitalizada, desde os grandes protestos da classe média e baixa sufocada no Chile, endividada, “ para pagar a educação, a saúde e a previdência privada”, como denunciou Boric, nas ruas que agora o consagram.Experiência individual, sim. Mas o exemplo e os signos são continentais. Válidos para candidatos diversos nas presidenciais de 2022 por aqui: de Lula a Bolsonaro, de Moro a Ciro, de Dória a Tebet e Pacheco. É como ensina Paulinho da Viola em seu samba: “As coisas estão no mudo, só que é preciso aprender”. BOM NATAL PARA TODOS!

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail:vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?