metropoles.com

Arraes, ACM, Memória: ascensão de Marília e Neto (Vitor Hugo Soares)

As pesquisas já detectam ruídos e mudanças dos vento nas bases regionais, a começar pelo Nordeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
marilia-arraes-pt-pe-olinda-lula-livre
1 de 1 marilia-arraes-pt-pe-olinda-lula-livre - Foto: Reprodução/Facebook

O Tempo – senhor da razão para os orientais, ou “compositor de destinos, tambor de todos os ritmos”, dos versos da canção de Caetano Veloso – empurra agosto para sua segunda quinzena, com as perdas e danos de praxe e tradição. Na campanha das eleições gerais de 2022, convocadas para outubro em primeiro turno, “chegou a hora de mostrar quem tem farinha no saco para vender na feira”, como dizia o falecido ex-governador Leonel Brizola, rematado frasista da política brasileira. Hora de dar maior atenção ao jogo das pesquisas, a exemplo da primeira rodada do Instituto IPEC (antigo Ibope), divulgada no Jornal Nacional (TV Globo), segunda-feira, 15, que mostra Luiz Inácio Lula da Silva, com 44% das intenções de votos para voltar ao mando no Palácio do Planalto), tendo nos calcanhares o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) com 32%.E a Datafolha, da quinta,15, que traz Lula estável, com 47% e Bolsonaro com 32%, subindo três pontos.

À medida que fica mais improvável uma decisão em primeiro turno, o ocupante do Alvorada é empurrado pelas benesses populistas da sacola de favores do Centrão, que manda e desmanda no Congresso, via orçamento secreto e outros dutos eleitoreiros. Agora com reforço marqueteiro da primeira dama Michelle Bolsonaro, em pregações político-religiosas, de tom radical e conservador, nos palanques evangélicos. De beleza e charme inegáveis, sintonia com pastores de seu credo e sopros políticos do enteado Carlos, que conduz a campanha nas redes sociais, e sopra no ouvido do pai, como se viu na posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE, esta semana. Michelle acena com benesses na terra e no céu para os seus, em caso de vitória nas urnas, e com a s chamas do “fogo do inferno” para os adversários, que aponta como inimigos de seu marido e de sua família.

As pesquisas já detectam ruídos e mudanças dos vento nas bases regionais, a começar pelo Nordeste. Em Pernambuco e na Bahia (de onde escrevo), a ancestralidade e a memória mostram sua relevância: À esquerda, revela-se a pujança histórica do ex-governador Miguel Arraes, chefe político estadual por décadas, na ascensão da neta, Marília (Solidariedade), que lidera a pesquisa do IPEC para o governo estadual, com 33%, e vai na frente dos adversários mais fortes: Rachel Lyra, PSDB, 11%, e Danilo Cabral (PSB), apoiado por Lula no estado. À direita, na Bahia, o neto do ex-governador Antônio Carlos Magalhães, que mandou no estado quase até a morte, consegue ir além. ACM Neto, na recente pesquisa do Instituto Paraná, obteve 53% das intenções de voto, contra 18% do candidato governista, do PT, Jerônimo Rodrigues. O bolsonarista João Roma, do PL, tem 11,1%.

O cientista político da UFBA, Paulo Fábio Dantas, em entrevista na Tribuna da Bahia, destacou fatores locais , além da influência nacional,necessários para definir o pleito estadual. “Na Bahia aconteceu a fissura dentro da aliança governista. O fato de ser o candidato Jerônimo Rodrigues, PT, um nome desconhecido, sem tradição anterior, e ter do outro lado ACM Neto, um adversário com peso eleitoral importante, com experiência e trajetória. Sem o peso nacional, talvez a distância do Neto fosse ainda maior”, destacou Dantas. Precisa desenhar?

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?