metropoles.com

Arde o peito (por Mirian Guaraciaba)

Morosidade oficial leva à perda incalculável da fauna e da flora. Imagens nunca vistas chocam os brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
Foto colorida de incêndio no Parque Nacional de Brasília
1 de 1 Foto colorida de incêndio no Parque Nacional de Brasília - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Da janela do meu apartamento, uma enorme coluna de fumaça cobria o céu de fuligem – já amarelado pelas labaredas do fogo que queimaram sem dó o Parque Nacional de Brasília. Até ontem, o fogo havia incinerado flora e fauna de quase 3 mil hectares. Prejuízos inestimáveis.

Os incêndios demoraram a chegar à Capital da República. A pergunta é: sabíamos que iam chegar?

O Brasil já pegava fogo. Brasília é extremamente seca. Hoje, contabiliza o vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo, são 205 mil focos de incêndio em todo o País, alta de 144% em relação ao ano passado. Nada menos que 66% do território brasileiro.

E a pergunta insiste: as autoridades sabiam ou não que a tragédia se anunciava?

Artaxo responde: as queimadas sempre ocorreram ao longo dos últimos 30 anos, fruto do desmatamento para abertura de novas áreas agrícolas. “Mas 2024 será lembrado como o ano que superou todos os limites. Vivemos uma pandemia de incêndios florestais”.

Há fortes indícios de atuação do crime organizado nessa sucessão de incêndios, e de provável má fé de alguns governantes que permitem as queimadas para saciar a volúpia do agro – cabe aos governos estaduais autorizar botar fogo no campo. Lula, em reunião de emergência para tratar do assunto, nesta terça, 17, endossou a tese.

Assim como as enchentes, o fogo adverte sobre sua chegada. As chuvas cessam, os campos ficam secos, e os “terroristas” se aproveitam da nossa vulnerabilidade. Quem chama de “terrorismo” é Marina Silva, ministra do Meio-Ambiente.  “Estamos vivendo situação de risco em todo o País”, diz Marina.

A tragédia ambiental esquentou o debate sobre a criação da Autoridade Climática, promessa de campanha de Lula que não saiu do papel. Semana passada, voltou ao assunto. Mas como tudo que envolve politica partidária complica a vida do governo, ainda não há nome anunciado. Marina indica Ana Toni, sua Secretaria de Mudança Climática. O Secretário do Clima do Itamaraty, embaixador Correa do Lago está no páreo.

Eu jurava que seria Marina Silva. Mais lógico.

A demora nas providências contra o que também chamou de “pandemia” de queimadas, levou o ministro do STF Flavio Dino a puxar a orelha do Poder Executivo. Deu prazo para o governo se mexer. O Governo do Distrito Federal não levou a sério. “Normalizou o absurdo”.

As reservas de Brasília queimam como não acontece há mais de 20 anos.  Só depois do mal instalado, medidas de emergência foram acionadas.  Ontem, o Governo Federal anunciou a liberação de crédito extraordinário de R$ 514 milhões para combate a incêndios. A possibilidade de abertura desse crédito se deve a Flávio Dino.

A Policia Federal admite os incêndios criminosos. Humberto Freire, delegado da PF, viu incêndios começarem quase simultaneamente, indicio de ações coordenadas. Apenas em agosto, foram 5,65 milhões de hectares queimados – 50% de tudo o que foi destruído pelo fogo desde janeiro de 2024.

147 DIAS SEM CHUVA

Só não está pior que em 1963, quando Brasilia teve um período de estiagem de 163 dias. Nem pior que Belo Horizonte, está há 150 dias na seca.

QUEIMADA DERRUBA TOFFOLI

O ministro Dias Toffoli foi internado na tarde de ontem, com insuficiência respiratória – quadro de broncopneumonia. Sem previsão de alta.

 

Mirian Guaraciaba é jornalista

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?