metropoles.com

Alexandre e Barroso(STF), os grandes contra o “setembraço” (Vitor Hugo)

O grande nome em firmeza e ações decisivas frente a tentativa de sítio e auto-golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Posse no STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017
1 de 1 Posse no STF do ministro Alexandre de Moraes – Brasília(DF), 22/03/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Mesmo com o ambiente carregado de eletricidade negativa e das ameaças ainda latentes para a vida e a estabilidade democrática do País – diante dos atos de insurgência, afronta e desacato às decisões judiciais, promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores, no 7 de Setembro – há de se destacar as ágeis e firmes reações da sociedade e de suas instituições. A começar pelo presidentes, do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que saiu em defesa do STF e seus membros atacados (“ninguém fechará esta Corte”) e do presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, pela urna eletrônica de voto livre e apuração segura, em aviso duro e direto ao inverter o lema do agressor (“conhecerás a mentira e ela o aprisionará”). Veio então a carta de “retratação” escrita pelo cordato ex-presidente Michel Temer, trazida no bolso do colete a Brasília para o “durão” do Planalto assinar. Mansamente

E chegamos ao momento do “quem ganhou e quem perdeu” neste episódio bizarro e exemplar. Há destaques relevantes e meritórios no plano pessoal, profissional e cívico, do enfrentamento do estupro da lei e desprezo aos princípios basilares da convivência democrática, feridos por um governante desesperado, (“farsante” na expressão do ministro Barroso, em discurso pedagógico). Incapaz de responder aos desafios reais – a pandemia que já tirou quase 590 mil vidas; inflação de quase dois dígitos ; a fome que volta a milhões de lares e de famílias; a crise hídrica e de energia que avança – mas aferrado ao mando. Em permanente estado de ódio e campanha eleitoral.

Entre outros destaques, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o vice-governador do DF, Pacco Brito, quando o governador Ibaneis Rocha sumiu, na tensa véspera da tentativa vil de ocupação de Brasília na calada da noite.

Mas Alexandre de Moraes foi, sem dúvida, o grande nome em firmeza e ações decisivas frente a tentativa de sítio e auto-golpe . Foi Moraes a figura central da ira do mandatário (até no seu discurso “para o Brasil e para o mundo,” na Avenida Paulista) e de seus arautos. Alguns deles presos previamente, – a exemplo do ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. E Jason Miller (ex-conselheiro do ex-presidente americano derrotado, Donald Trump) criador da rede social direitista GTTER, de estranha presença no Brasil, detido na hora do embarque de volta aos EUA, para depor na PF. A “detenção do americano desestabilizou por completo o presidente quando discursava em SP.

O ministro, condutor do inquérito das fake news, encarnou o perfil de fiel cumpridor de dois mandamentos do Decálogo do Estadista, segundo o apóstolo da resistência democrática à ditadura. Ulysses Guimarães: a Autoridade e a Ordem. O 9° Mandamento reza: “A autoridade é um atributo inato… A competência funcional é dada pelo cargo, a autoridade é pessoal, o homem público é gratificado por ela…”. No 10º mandamento, Ordem, como preceito político e moral, Ulysses cita São Tomaz de Aquino: “a ordem é as coisas no seu lugar… É a capacidade de escolher. Quem confunde as coisas, desconhece prioridades, não tem senso de ordem. O estadista discrimina o essencial e o urgente para praticá-l os. Kennedy afirmou que “governar é dirigir pressões”. Quem cuida de coisas pequenas acaba anão”. Precisa desenhar quem ganhou e quem perdeu?.

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail: vitors.h@uol.com.br­­

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?