metropoles.com

A violência nos Estados Unidos (por Ricardo Guedes) 

Os Estados Unidos contam com 73% dos mass shootings mundiais.

atualizado

Compartilhar notícia

Rey Del Rio for The Washington Post via Getty Images
Imagem colorida mostra policiais após tiroteio na Universidade Michigan State, nos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra policiais após tiroteio na Universidade Michigan State, nos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Rey Del Rio for The Washington Post via Getty Images

A violência nos Estados Unidos provém de dois fatores: do individualismo, na presença do excesso de armas e diferenças de níveis econômicos e oportunidades; e do lastro de uma história de guerras, na formação da nação e em outros países.

Os Estados Unidos têm uma longa tradição de guerras. No século XIX, os Estados Unidos participaram de 56 guerras; no século XX, 27; neste século XXI, 6.

Segundo o World Population Review, os Estados Unidos contam com 393 milhões de armas, acima dos 333 milhões de sua população. Com 4,3% da população mundial, os Estados Unidos contam com 42% das armas existentes.

individualismo, nas teorias de Adam Smith, considerado como benéfico às sociedades, gerou a disfunção social, nos termos da anomia de Durkheim, na quebra dos laços tradicionais. Os Estados Unidos apresentam um PIB de US$ 27,5 trilhões, com renda per capita de US$ 65.000,00. Segundo artigo de Paul Krugman no New York Times, os 50% mais pobres dos Estados Unidos, embora se situem nos 5% mais altos da distribuição da renda mundial, sentem-se ofuscados pela disparidade americana, em status e no poder de compra. A revolta na sociedade se instala.

Segundo dados das Nações Unidas, os Estados Unidos apresentam índice de 5,0 assassinatos para 100.000 habitantes ano, para média mundial de 5,8. O índice americano é certamente muito inferior ao da Venezuela com 35: México 29,1; Colômbia 25,3; e Brasil 22,8.

É equivalente ao da Argentina, com 5,3. Mas muito acima do Canadá com 1,8; Europa 2,8; China 0,5; e Japão 0,3.

Na violência política, os Estados Unidos contam com 16 atentados contra Presidentes em sua história; 6 assassinatos consumados; o primeiro, de Abraham Lincoln, o “pai da nação”; o último, de John Kennedy, que tanto nos aterrorizou. E, recentemente, o atentado contra Trump, candidato, inadmissível para um grande país, alicerçado que é em valores democráticos e no voto.

Os mass shootings são definidos, no conceito do National Institute of Justice, em quatro ou mais óbitos ocorridos em cada atentado. Segundo o site Statista, em 1982-1992 ocorreram 14 mass shootings nos Estados Unidos; 19 em 1992-2002; 29 em 2002-2012; 77 em 2012-2022; em tendência crescente no país. Os mass shootings caracterizam a violência dos que se sentem ultrajados contra a ordem dos bem-sucedidos. Os Estados Unidos contam com 73% dos mass shootings mundiais.

Não há o que segure os Estados Unidos, em suas virtudes e problemas.

Ricardo Guedes é Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?