metropoles.com

A independência vive na democracia (por Moreira Franco)

MDB, PSDB, DEM e CIDADANIA organizaram o ciclo de debates Um Novo Rumo Para O Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Eliseu Padilha, Moreira Franco, Michel Temer
1 de 1 Eliseu Padilha, Moreira Franco, Michel Temer - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Dentro de um ano, vamos celebrar o Bicentenário da Independência, e a contagem regressiva para o 7 de Setembro de 2022 leva à reflexão sobre as conquistas democráticas da sociedade brasileira desde a separação de Portugal, há quase 200 anos. Ao longo da História, o Brasil viveu processos de ruptura da democracia que deixaram marcas profundas e nos ensinaram duras lições sobre a necessidade de zelar pelo respeito às instituições e à liberdade. Vivemos hoje um novo momento de instabilidade, causado pela radicalização e pela intolerância. É urgente moderar o discurso e buscar o entendimento, único caminho para pacificar a política, gerar efeitos tranquilizadores à economia e à população.

Um país só é de fato independente se houver democracia. E democracia se faz com diálogo, respeito às instituições e harmonia entre os Poderes. Precisamos de partidos políticos atuantes e atentos ao clamor popular. O que as ruas pedem é emprego, inflação baixa e esperança de prosperidade. O Brasil vive o desafio da retomada econômica após os efeitos dramáticos na capacidade produtiva gerados pela pandemia. Um ambiente político inflamado, como o que vemos agora, em que são frequentes as ameaças à quebra da ordem legal e as acusações entre representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, gera incertezas a todos os brasileiros e à imagem do nosso país perante o mundo.

Necessitamos de um pacto nacional pela estabilidade política e pelo crescimento econômico para já. E é exatamente isso que quatro dos maiores partidos políticos brasileiros estão propondo. MDB, PSDB, DEM e CIDADANIA organizaram o ciclo de debates Um Novo Rumo Para O Brasil, que será realizado virtualmente entre os dias 15 e 27 deste mês, para discutir o país e propostas realistas e viáveis ao entendimento.

A partir dos insumos trazidos pelo evento, cada um dos quatro partidos vai então formular sua proposta de ação para apresentar à sociedade. Não se trata de estratégia para escrever plano de governo, mas, sim, da prática do que tem sido escanteado em nosso país, o aprofundamento das conversas em busca de um senso de equilíbrio.

Nós, organizadores dos debates, apostamos na pluralidade de pensamento como antídoto à polarização, que só tem feito aumentar o ódio entre os brasileiros, sem oferecer reais soluções a importantes questões nacionais. Nossa confiança é na troca de ideias como tática de defesa dos valores democráticos. Acreditamos na união de forças como instrumento para a construção de um ambiente político de paz, sem agressões e de credibilidade interna e externa para emergirmos a um novo e saudável cenário no nosso país.

 

Moreira Franco, sociólogo, presidente do Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?