metropoles.com

Antes forte, PSDB se prepara para pior cenário possível em São Paulo

Partido deve perder metade dos seus vereadores durante janela partidária e vê candidatos fracos para o pleito paulistano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PSDB
Imagem colorida mostra o plenário da Alesp com pessoas sorridentes e em pé na mesa diretora e uma série de faixas do PSDB
1 de 1 Imagem colorida mostra o plenário da Alesp com pessoas sorridentes e em pé na mesa diretora e uma série de faixas do PSDB - Foto: Divulgação/PSDB

A crise no PSDB em São Paulo parece não ter fim. Depois de mais uma indefinição no diretório estadual, o partido agora trabalha com o pior cenário possível na eleição de 2024 na capital paulista. Internamente, os tucanos veem a possibilidade de eleger somente um terço da atual bancada, atualmente a maior da Câmara Municipal de São Paulo, com 8 vereadores (ao lado do PT). 

A previsão pessimista está embasada em dois fatores: o partido deve perder metade de seus vereadores já no início da janela partidária, em 7 de março; e não tem candidatos fortes para puxar voto para a Câmara Municipal.

São quatro vereadores que planejam trocar de partido já na janela partidária: João Jorge, Fabio Riva, Sandra Santana e Aurélio Nomura. Devem partir para o MDB, do ainda prefeito Ricardo Nunes, União Brasil, de Milton Leite, ou o PSD, de Gilberto Kassab. O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo. 

Já na eleição deste ano, o partido não tem nenhum candidato forte, conforme as avaliações internas. Uma das alternativas pensadas é tentar conquistar o ex-vereador Andrea Matarazzo (PSD) de volta à sigla e usá-lo como puxador de votos. 

A derrocada dos tucanos é visível na falta de candidato à prefeitura de São Paulo. O grupo que defende um nome próprio avalia o ex-governador Rodrigo Garcia como um bom candidato. O tucano, no entanto, não planeja se lançar neste ano.

Como a repórter Juliana Arreguy mostrou em outubro do ano passado, a legenda também perdeu 10 mil filiados em um ano.

No domingo (25/02), a convenção do PSDB estadual terminou sem consenso sobre quem comandará a sigla no Estado nos próximos dois anos. Hoje, o nome mais consolidado é o de Marco Vinholi, ex-secretário de Desenvolvimento Social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?