Antes de apresentar resolução, Mauro Vieira fala com Rússia e EUA
Esforço é para destravar acordo por texto que repele a guerra e pede corredor humanitário
atualizado
Compartilhar notícia
A última reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), com o Brasil ocupando a sua presidência, ocorre na tarde desta segunda-feira (30/10) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Antes de presidir a sessão, o chanceler Mauro Vieira vai apresentar, nesta manhã, a prévia do texto para os cinco integrantes permanentes, dando atenção especial aos EUA e à Rússia.
O blog apurou que o documento destacará a situação de caos que passa a Faixa de Gaza neste momento, pedindo imediatamente um corredor humanitário para passar medicamentos, combustíveis e alimentos. Já são 7 dias que Gaza está no escuro.
A busca por um entendimento entre todos os países do conselho fez com que o Brasil buscasse apoio da maioria. Por isso, a resolução que será apresentada nesta segunda trará a assinatura e o apoio de todos os 10 integrantes eleitos.
O texto foi feito também com a ajuda de diplomatas da França, um dos integrantes permanentes. Japão e Emirados Árabes Unidos também são os signatários.