metropoles.com

Analistas: decisão de Boulos pavimenta caminho para virar ministro

Ao desistir de disputar governo, politico do Psol favorece Haddad, ajuda a eleger bancada e reduz espaço de antipetistas em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
Guilherme Boulos e Fernando Haddad
1 de 1 Guilherme Boulos e Fernando Haddad - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A decisão de Guilherme Boulos, do PSol, em trocar a disputa do governo paulista por uma vaga na Câmara dos Deputados movimentou o mundo político neste início de semana. Para cientistas e analistas políticos, o anúncio de Boulos, de cara, beneficia o petista Fernando Haddad, que não corre risco de dividir votos com outro postulante da esquerda.

Para o cientista político Vítor Oliveira, da Pulso Público, Haddad é o óbvio ganhador e Boulos, com sua desistência, ganha uma autonomia maior no caminho para a disputa da prefeitura da capital paulista em 2024.

“Ele terá uma campanha a deputado para trabalhar bases e mobilizar apoiadores diretos, além de aproximar seu nome de um ministério de destaque, caso Lula vença e o PSOL seja capaz de ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados” – disse Oliveira ao Blog do Noblat.

Ao priorizar a disputa para deputado federal, Boulos abre uma perspectiva ainda desconhecida pelo PSol, de ser governo federal, acredita Oliveira.

“Assim, os maiores ganhadores com a decisão de Boulos, no curto prazo, são Haddad e o próprio PSOL, que poderá superar com mais facilidade a cláusula de desempenho e tensionar a agenda de uma futura coalizão de governo liderada pelo PT” – completou.

O cientista político André César, da Hold Assessoria Legislativa, também entende ser positiva para Boulos sua decisão em não disputar o governo do estado. Entende que, com eventual derrota, o candidato do PSol perderia parte de seu ativo.

“O que ele está fazendo agora, ao disputar uma vaga de deputado, é otimizar esse ativo e não queimá-lo. Boulos vai ajudar a esquerda e a seu partido. Afinal, quanto mais deputados, maior o volume de recursos para o Fundo Partidário. Tem esse aspecto também” – disse André César.

A campanha para deputado vai deixar Boulos livre para trabalhar até mesmo para candidatos do PSol fora de São Paulo, já que se tornou uma referência nacional da esquerda, quando disputou o segundo da capital paulista dois anos atrás, entende André César.

“Uma campanha para governador é desgastante, não se tem tempo para quase nada. E o PSol vem numa trajetória ascendente, pode aumentar sua bancada. E ele poderá ajudar o partido a superar a cláusula de barreira, uma ameaça aos partidos  menores”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?