metropoles.com

Além de afastamento e expulsão, Bivar pode ficar sem mandato

Grupo de Rueda quer representar ex-presidente do União Brasil no Conselho de Ética da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Entrevista com o atual presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) 13
1 de 1 Entrevista com o atual presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) 13 - Foto: <p> IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A situação do presidente afastado do União Brasil, Luciano Bivar (PE) deve piorar muito nas próximas semanas. Além de ter sido destituído do cargo de chefão do partido, também é alvo de um processo de expulsão, além de ser parte de uma investigação do Supremo Tribunal Federal sobre supostas ameaças contra o presidente eleito da sigla, Antônio Rueda.

Agora, Bivar deve perder o seu cargo como primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e pode perder, também, o seu mandato como deputado federal por Pernambuco. O grupo de Antônio Rueda pretende representá-lo no Conselho de Ética da Câmara, argumentando que Bivar não tem mais condições de exercer o mandato pelo partido.

A crise no União Brasil envolve os R$ 517 milhões que o partido tem de fundo partidário em 2024. O controle do montante fez com que Bivar tentasse se manter na presidência da sigla, sendo que Rueda já foi eleito novo presidente, a assumir o cargo em 1º de junho.

O pernambucano tentou adiar a convenção coletiva do partido, marcada para 29 de fevereiro, mas acabou vencido. Antônio Rueda foi eleito presidente nacional do União Brasil, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, como 1º vice-presidente da legenda. O senador Davi Alcolumbre (AP) ficou com o posto de secretário-geral.

Depois da eleição, Rueda apresentou uma representação criminal contra Bivar à Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal, pedindo que ele seja investigado por suposto crime de ameaça.

Bivar teria ameaçado de morte o presidente eleito do União Brasil. Como evidência, Rueda entregou à polícia um vídeo de cerca de 30 segundos com as supostas ameaças. Diante disso, Rueda deixou o país com a família.

Em 11 de março, a casa de praia dele e a da irmã, Maria Emilia de Rueda, que é tesoureira do União Brasil, foram alvo de um incêndio. Os imóveis ficavam na Praia do Toquinho, em Pernambuco.

Na semana passada, deputados, senadores, ministros e governadores do partido se reuniram na sede nacional do União Brasil para votar pela destituição de Luciano Bivar do cargo de presidente, além de sua expulsão do partido. O placar pelo prosseguimento do processo ficou com 17 votos favoráveis, nenhum contra e 15 abstenções. A decisão final será anunciada em até 60 dias.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?