metropoles.com

Agenda da Semana: Lula na mesa de operação e posse de Barroso

General Heleno depõe na CPMI do 8 de Janeiro, Aras deixa o comando da PGR e Rosa Weber o STF; leia os destaques

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula coloca a mão no pescoço após cirurgia na garganta. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após uma semana em Brasília. Lula ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Local: CCBB. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Lula coloca a mão no pescoço após cirurgia na garganta. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após uma semana em Brasília. Lula ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Local: CCBB. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Semana de despedidas em Brasília. Se na Procuradoria-Geral da República, Augusto Aras não deixará muitas saudades, Rosa Weber deixa um legado de 12 anos como ministra do Supremo Tribunal Federal. Semana agitada para Lula, que será submetido a cirurgia no quadril e tranquilidades no Congresso. Leia os destaques:

O presidente Lula recebe hoje (25/09) o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chin, no Palácio do Planalto. Amanhã (26) volta com o fatídico Conversa Com o Presidente e participa dos lançamentos dos programas Escolas Conectadas e Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Na quarta-feira (27), lança o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções e na sexta (29) faz cirurgia para aliviar as dores no quadril. O incômodo é resultado de uma inflamação na articulação entre o osso do fêmur da perna direita e a bacia de Lula. A artrose na cabeça do osso deve ser retirada e uma prótese será inserida. O procedimento é considerado simples, mas deve tirar o petista de circulação por uma semana.

Na Câmara, o destaque fica pela votação da validade do Projeto de Lei que redefine a união homoafetiva no Brasil. O trâmite acontece na quarta-feira (27) e promete muita briga na Comissão da Família em meio a uma discussão que representa um retrocesso na comunidade LGBTQIA+.

Na terça (26), a CPI das Americanas vota o relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), enquanto a CPI das Pirâmides Financeiras ouve seis depoimentos; leia a lista completa aqui.

No Senado, a CPMI do 8 de Janeiro ouve o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional sob Bolsonaro (PL), general Augusto Heleno, na terça (26), às 9h. Na quinta (28), o colegiado interroga Alan Diego dos Santos Rodrigues, suspeito da tentativa de ataque terrorista contra o aeroporto de Brasília.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deixa a PGR na terça (26). Deixa também um histórico de leniência com Jair Bolsonaro e seus aliados. Relembre aqui sete vezes que Aras passou pano para o ex-presidente.

No Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber deixa o cargo de ministra e presidente, antes de sua aposentadoria compulsória. Na quinta (28), Luis Roberto Barroso assume como presidente da mais alta corte do judiciário do país. A cerimônia contará com 1.200 convidados.

E para finalizar, um pequeno desvio para falar de futebol. O Palmeiras vai à Argentina, na quinta (28), para jogar contra o Boca Juniors, pela semifinal da Copa Libertadores da América. Fluminense e Internacional decidem a outra vaga na quarta (27). 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?