metropoles.com

Acordo com empresa estrangeira para uso do Drex gera críticas no BB

Banco do Brasil firmou parceria com empresa alemã para testar pagamentos offline da moeda digital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto colorida do prédio do Banco do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prédio do Banco do Brasil - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco do Brasil e a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram um acordo de cooperação técnica para testar dispositivos de pagamentos offline com o Drex, versão digital do real desenvolvida pelo Banco Central. Apesar da inovação ter sido bem recebida pelo mercado, integrantes do BC criticam o uso de tecnologia estrangeira para a utilização do produto brasileiro.

As críticas vão no sentido de que o Banco Central do Brasil e o Banco do Brasil ofereceriam um produto novo sem saber operá-lo completamente. Os sistemas dos bancos estariam defasados na própria tecnologia, sendo obrigados a recorrer à multinacional alemã.

A utilização do sistema da G+D está ainda em fase de testes. Com ele, será possível, por exemplo, fazer transações com a moeda digital, cartões e Pix sem a utilização da internet. Pessoas sem conta no banco poderão ter uma “carteira” digital para usar a moeda em seus celulares, pulseiras ou anéis.

Segundo comunicado do Banco do Brasil, a parceria com a G+D está sendo costuradas há meses e prevê desenvolvimentos de modelos de uso do Drex em transações cotidianas, como, por exemplo, em compras no comércio, pagamentos de serviços e mesada.

Enquanto isso…

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) também anunciaram um acordo de cooperação técnica para criar novas tecnologias para o uso do Drex. 

O objetivo é a criação de um ambiente de testes para a utilização da moeda digital, bem como a formação de métodos para estabelecer contratos inteligentes, uso de bases de dados e criação de aplicações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?