metropoles.com

A vitória de Milei e o ânimo bolsonarista; resta comemorar

Rede bolsonarista festeja vitória do novo presidente argentino, mas se esquece que seu principal líder segue inelegível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa prédio da Polícia Federal
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa prédio da Polícia Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas mexeu com as redes sociais de bolsonaristas e militantes da extrema direita. Durante a noite de domingo (19/11), depois da divulgação do resultado oficial, sete dos 10 principais assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) eram sobre a eleição argentina – a maioria de felicitações brasileiras.

A onda foi puxada principalmente depois da postagem de Jair Bolsonaro (PL) dizendo que a “esperança volta a brilhar na América do Sul”. “Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu o ex-presidente.

Como o blog mostrou, o governo espera pouco impacto político pela vitória de Milei por aqui. A avaliação é que a direita brasileira encontra-se fragilizada, incapaz de protagonizar uma reviravolta no país. 

O governo entende que haverá um alvoroço nos demais países da América do Sul, mas isso não significará uma “virada de mesa” da direita. Na visão do governo, o impacto de uma eventual vitória de Donald Trump em novembro de 2024 é considerado muito mais relevante.

Pesa-se o fato também de Jair Bolsonaro estar inelegível e nem o PL, seu partido, confiar em uma reviravolta no Tribunal Superior Eleitoral. Na visão pessimista de alguns aliados, Bolsonaro está mais próximo da cadeia do que do Palácio do Planalto.

Resta comemorar

O advogado de Bolsonaro e potencial vice de Ricardo Nunes, em São Paulo, Fabio Wajngarten, também usou o X para comemorar a vitória de Milei. Disse que “voltaremos” (em referência à extrema direita no Brasil) e criticou Lula (PT) por sua postagem após o resultado oficial. 

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também citou o ex-presidente dos Estados Unidos e disse que “esquerda destrói o país, depois vem um candidato de direita, arruma a bagunça, perde as eleições e a esquerda retorna ao poder com a casa arrumada”.

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), escreveu que a “Argentina disse não ao projeto de continuidade à destruição comunista”. Sergio Moro (União Brasil-PR) afirmou que o “fim do kirchnerismo na Argentina representa uma luz para todo o continente”. Mario Frias (PL-SP) escreveu: “Viva la libertad carajo!”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?