metropoles.com

A vez de Haddad em Brasília; querido de Lira a Lula

Ministro da Fazenda é muito bem avaliado pelo governo e tem fácil trânsito entre os congressistas

atualizado

Compartilhar notícia

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governador de SP, Tarcísio de Freitas - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

A moral mais alta da Esplanada dos Ministérios está com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mesmo enlutado pelo falecimento da mãe, o ministro protagonizou na semana passada a negociação pelas aprovações da reforma tributária e do novo regime do Carf na Câmara. Haddad foi elogiado até por congressistas do PL, que destacaram que o ministro fez “o que Paulo Guedes não pôde fazer”.

Há algumas semanas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) chegou a aventar a substituição de Rui Costa por Haddad na Casa Civil, justamente por esse melhor “trânsito” no Congresso. Lula não gostou da ideia, mas ainda não a descarta.

Haddad entra em campo nesta semana para uma nova rodada de negociações. Vai começar a apresentar o programa de renegociação de dívidas “Desenrola” aos deputados. O programa promete beneficiar brasileiros endividados e com renda mensal de até R$ 20 mil, mirando na classe média.

Também continuará as conversas sobre o Carf e a reforma tributária, dessa vez no Senado. Na sexta-feira (14/07), apresenta o Plano de Transição Ecológica ao presidente Lula (PT).

O perfil mais “liberal” do ministro da Fazenda sempre foi alvo de críticas de alas do PT. Em 2012, ao justificar a escolha de Haddad para a prefeitura de São Paulo, Lula disse que para concorrer tinha que “ter cara de tucano”. Essa tal feição ajudou a aprovação do arcabouço fiscal, que teve oposição do PT até o fim.

Uma pesquisa realizada pela Quaest na sexta-feira (07/07) também mostra que Haddad está popular na internet. Dentre 5,3 milhões de citações no Twitter, Facebook e Instagram, 78% das menções ao ministro foram positivas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?