metropoles.com

A petista que flagrou deputado bolsonarista mentindo sobre quebradeira na Câmara

Jane Matos foi a eleitora de Lula quem interferiu num vídeo de Abílio Brunini (PL-MT), repreendido por Lira por mentir sobre ato terrorista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Petista Jane Matos enfrente deputado bolsonarista
1 de 1 Petista Jane Matos enfrente deputado bolsonarista - Foto: Reprodução

A petista Jane Matos, de 48 anos, circulava pelo Salão Verde da Câmara, no último dia 11, três dias após os atos terroristas em Brasília, e teve sua curiosidade atiçada quando viu um homem filmando o espaço e dizendo inverdades sobre as ações dos bolsonaristas ali, que nada teria sido destruído. 

Jane, que mora em São Paulo e acompanhou a posse de Lula, se indignou e, mesmo sem conhecer o rapaz, o interpelou. Nem sabia que se tratava de um deputado eleito, Abílio Brunini (PL-MT), que logo mostrou um crachá de parlamentar a ela, que é pós-graduanda em psicanálise.

A eleitora de Lula não se intimidou, o encarou, filmou e o desmentiu. Em conversa com o Blog do Noblat, ontem, Jane falou sobre o episódio que ganhou as redes sociais.

“O peguei com a boca na botija”, se orgulha Jane, que tem sua origem no Pantanal.

“Estou acostumada a pegar boi pelo chifre”.

E comentou  sobre o gesto do parlamentar:

“É inadmissível ter um deputado apoiando o vandalismo, o terrorismo e a destruição”.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), repreendeu o gesto do deputado e informou que ele pode ser punido. Brunini, após a repercussão negativa para ele, afirmou que se tratou de um “mal-entendido”.

Abaixo, trechos da entrevista de Jane Matos.

Blog do Noblat – O que a motivou a reagir ao vídeo do deputado naquele momento, no Salão Verde?

Jane Matos – Eu estava passando pelo Salão Verde da Câmara, vazio.  E vi uma pessoa filmando e comecei a observar atentamente. Dizia que a imprensa divulgava mentiras sobre os atentados terroristas do 8 de janeiro. Não tive dúvida, voltei e comecei a questioná-lo.  Foi quando o peguei com a boca na botija. A princípio, ele me ignorou apontando a câmera de seu celular para outro lado. Fui incisiva. Interferi. Não dá para tolerar fake news em nenhuma hipótese, ainda mais dentro do Congresso Nacional.  Como um sujeito eleito para proteger o povo reverbera mentiras, sem nenhum pudor.

Blog do Noblat – Num determinado momento, ele apresentou um crachá de deputado federal, mas você continuou. Não se intimidou?

Jane Matos – De jeito algum. Ele quis, sim, me intimidar falando que era deputado federal eleito, mostrando um crachá provisório e questionando quem eu era. Não me intimidou. Sou pantaneira acostumada a pegar boi pelo chifre.  O que ele estava fazendo era um absurdo, ainda mais sendo um parlamentar eleito em uma eleição democrática. Ter um deputado apoiando o vandalismo, o terrorismo e a destruição? Isso é inadmissível. Uma live mentirosa dentro do Congresso é um escárnio do terrorismo bolsonarista.

Blog do Noblat – Você diz no vídeo que é petista. Desde quando? É filiada ao PT?

Jane Matos – Sou petista desde que entendi que pobre que não tinha direito de estudar poderia ter mais acesso à direitos com o povo no poder. Desde que entendi que estudar era coisa para rico. Lula representa isso. Minha história é a prova disso. Sou a caçula entre 8 filhos. O meu pai era administrador de uma fazenda no Pantanal e, na época, os filhos de empregados não estudavam. Meu pais e meus irmãos não tinham salário, nem férias. Era como se fôssemos escravos brancos. Lembro-me que todos trabalhavam sem remuneração, era uma troca. Tínhamos comida em abundância e moradia. O PT que ampliou os direitos dos pobres, dos trabalhadores. Tivemos dignidade, ampliação do ensino básico, técnico e superior na era petista, mais direitos trabalhistas. Votei em Lula sempre e sempre votarei.

Blog do Noblat – Como foi a repercussão do vídeo para você? As pessoas te procuraram?

Jane Matos – Percebi que as pessoas não suportam mais mentiras deslavadas, doentias e neuróticas. Os bolsonaristas só acreditam naquilo que está nos grupos de whatsapp deles, por isso, são orientados a não lerem nada que não seja destes grupos. Esse terrorismo provocado com odor de golpe de Estado já causou destruição .A alegria do trabalhador que viu a posse do presidente Lula não será constestada com fake news. Pelo menos eu não permitirei. Acho que minha atitude ali no Salão Verde da Câmara foi vista como baluarte da democracia e coragem para muita gente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?