metropoles.com

A lista de adversários do PT que decidiram evitar bater em Lula

Candidatos a governador concorrentes do PT em pelo menos três estados já anunciaram que irão poupar o petista, por estratégia eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula em evento para apoio da Rede Sustentabilidade
1 de 1 Lula em evento para apoio da Rede Sustentabilidade - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um fenômeno curioso nas disputas estaduais, dado o cenário nacional. Por estratégia eleitoral, alguns candidatos a governador adversários do PT, em pelo menos três estados – Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, já decidiram que vão evitar ataques a Lula nas suas campanhas.

Alguns deles detectaram, caso de Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição em Minas, que há um voto “casado” dado a ele e em Lula para presidente. Dobradinha batizada de “Lulema”. O candidato do petista no estado é o ex-prefeito capital Alexandre Kalil (PSD).

Favorito à disputa do governo baiano, o ex-prefeito ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, já declarou que não vai bater de frente com Lula. E argumentou que o povo não quer ver o candidato a governador em rusgas com o presidenciável. Também está de olho nos eleitores do petista.

“Eu não sou adversário de Lula. Lula é candidato à Presidência, eu sou candidato ao governo do estado. Meus oponentes são candidatos ao governo da Bahia. O eleitor não quer ver seu candidato a governador em rixa com o candidato a presidente”, afirmou Neto, numa entrevista coletiva.

O nome de Lula na Bahia é o de Jerônimo, do PT.

No Rio, esse fenômeno se dá em dobro. Dois adversários de Marcelo Freixo (PSB), o candidato de Lula ao governo estadual, já anunciaram bandeira branca com o favorito a chegar ao Palácio do Planalto. O atual governador fluminense, o bolsonarista Cláudio Castro (PL), não quer confusão com Lula. Diz estar preocupado com o estado.

“Sou apoiador do Bolsonaro, nunca neguei o alinhamento a ele, mas sempre tem gente querendo criar confusão nisso. Não vou criticar o Lula, porque estou preocupado com o estado. Enxergo com pragmatismo. Os dois mandatos dele tiveram coisas boas e ruins. Meu papel é falar do Rio, e não quero nacionalizar a eleição estadual”, disse Castro ao O Globo.

O ex-prefeito Rodrigo Neves, do PDT, não apenas elogia Lula como entende ser um erro o presidenciável de seu partido, Ciro Gomes, atacar o petista.

“Lula foi o melhor presidente do Brasil desde a redemocratização, sem dúvida alguma”, disse Neves, na sabatina em parceria do UOL com a Folha de S. Paulo.

E criticou Ciro, ao afirmar que ele “passa do ponto” nas críticas ao petista.

“Mas é uma pessoa preparada (Ciro), íntegra e que tem compromisso com o Brasil”, relativizou Neves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?