Fotos de Lula são vetadas em exposição do PCdoB na Câmara
Argumento da casa foi que imagens de políticos em ano eleitoral seria promoção; Partido Comunista, então, preferiu em não inserir o petista
atualizado
Compartilhar notícia
Uma exposição que celebra os 100 anos do PCdoB, instalada no corredor principal da Câmara dos Deputados, deixa algumas lacunas históricas. O partido decidiu acatar uma orientação da Câmara e excluiu do mural fotos grandes de Lula e de Dilma Rousseff, que deveriam estar expostas. Já tinham sido confeccionadas, mas não foram exibidas.
Eram cinco fotos, com 1,90 cm de altura e 1,40 de largura. Tomava todo o espaço da parede. Uma das fotos de Lula vetada foi a da posse de seu primeiro mandato como presidente da República, em 2003, já com a faixa presidencial.
A imagem de Dilma que não entrou também é de sua posse, em 2011, ao lado do então presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
A exclusão dessas imagens dos ex-presidentes da República do PT, em especial de Lula, desagradou aos petistas na Câmara. Entenderam que o PCdoB cedeu à Câmara. Na semana passada, o partido também cedeu e foram vetadas imagens de corpos de guerrilheiros do partido mortos na luta contra a ditadura.
O argumento da Câmara pela não exposição das fotos foi que, principalmente em ano eleitoral, é preciso evitar “promoção” de políticos.
A Câmara informou que deu uma “orientação técnica e jurídica” aos expositores a “não colocarem imagens de políticos em suas mostras, de modo que pareça promoção”. E complementaram: “principalmente em ano eleitoral”.
Foi citado ainda um artigo da Constituição que veda uso de símbolos e imagens que caracterizam promoção pessoal de autoridades.
Com esse argumento, foi vetado também uma foto da bancada de oito deputados do partido, candidatos à reeleição.
O líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros (PE), afirmou que ainda não viu a exposição e falou da necessidade de “evitar controvérsias”. E ressaltou a importância em não deixar a data passar em branco e lembrar a o centenário do partido.
O blog apurou que Calheiros tentou falar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para liberar as fotos de Lula e Dilma, mas não teria tido sucesso no contato.
Uma imagem de Lula seria anexada ao texto sobre os “governos progressistas”, no qual os curadores afirmam que o PCdoB teve papel relevante nessa vitória. O partido foi aliado de Lula em todas as disputas e ajudou a governar, com ministros filiados à legenda ocupando cargos.
“Com Lula pela primeira vez os comunistas assumiram cargos no primeiro escalão da República. Ao longo de seus dois mandatos, Lula contou com o firme apoio dos comunistas” – afirma o texto, que deveria ter uma imagem grande de Lula, com a faixa, ilustrando.
Nas dezenas de imagens da exposição, até aparece uma ou outra foto de Lula e Dilma, mas bem pequena e sem qualquer relevância.