metropoles.com

PM recebe 216 novas viaturas para o combate ao crime no DF

Veículos Dodge Journey serão utilizados no policiamento ostensivo, tático e de operações

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Viaturas-novas-da-PM
1 de 1 Viaturas-novas-da-PM - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

A Polícia Militar entrega, nesta quinta-feira (17/10/2019), novas viaturas para a corporação. São 216 veículos Dodge Journey. Os veículos serão utilizados no policiamento ostensivo, tático e de operações. De acordo com o primeiro-tenente Lucas Cerqueira, chefe do Núcleo de Pilotagem Policial, os modelos são mais ergonômicos, amenizando os danos à saúde do policial e proporcionando segurança para os ocupantes da viatura durante os deslocamentos.

“Carregamos armamentos, como fuzil, e equipamentos pesados. No porta-malas, há inclusive um compartimento específico para transportar os escudos do policiamento de choque”, detalhou. Um estudo feito pela corporação analisou os seguintes parâmetros: a quantidade de policiais no veículo, os equipamentos alocados, os tipos de terrenos aos quais o veículo pode ser submetido e a redução de impacto na saúde do policial.

O vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), parabenizou a PMDF pela aquisição. Na ocasião, ele destacou o trabalho de segurança realizado pela corporação no DF. “Uma corporação que merece, porque não é que queira ser, é a melhor polícia do país. Isso o governador Ibaneis, eu e o secretário de Segurança Pública sabemos e temos certeza. Vocês, policiais militares, merecem todo o conforto e o respeito do governo a vocês, às tropas aqui presentes”, disse Paco.

A diferença de peso entre a viatura equipada e a não equipada é bastante significativa, de acordo com a PM, podendo superar meia tonelada. A PMDF defendeu ainda que adquiriu a frota por um valor abaixo de mercado, gerando a economia média de R$ 20 mil em cada unidade e total de R$ 3,7 milhões.

0

Os carros vieram de fábrica com equipamentos de suporte de armas, teto modificado e contam com sete airbags. A velocidade máxima é de 206 km/h em motor de 3.6 movido a gasolina.

Os policiais que conduzirão as novas viaturas passaram por treinamento teórico, feito no sistema on-line, e prático. Os treinos são realizados há um mês no autódromo de Brasília. Trezentos e cinquenta militares já estão aptos para conduzir as viaturas. No total, 1,4 mil participarão dos treinos.

Compartilhar notícia