PF deflagra operação para combater garimpo ilegal no Amazonas
Policiais federais têm atuado na repressão a atividades ilegais de garimpo na região de Jutaí (AM)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira (21/9) ter deflagrado operação com o objetivo de reprimir a prática ilegal de garimpo no Rio Boia e afluentes, em Jutaí (AM).
As investigações apontaram fortes indícios de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido usado no processo da extração do ouro.
Batizada de Operação Minamata (em referência a evento de intoxicação que ocorreu na costa do Japão), a ação, deflagrada na quinta-feira (17/9), se encerrou nesse domingo (20/9).
Os agentes desativaram quatro dragas e três balsas – onde havia cerca de 50 mil litros de diesel e de gasolina –, que eram usadas como centro logístico para a distribuição de combustível.
Também foram apreendidos objetos e documentos – os itens vão ser analisados na apuração de responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente decorrentes das atividades de garimpo ilegal.
Além disso, a PF coletou amostras de água e de material biológico humano, que permitirão mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.