Brasil registra 130 mortes por Covid, menor número desde novembro de 2020
A média móvel de mortes voltou a cair, para 324,4 – abaixo de 400 pelo 6º dia seguido. Nas últimas 24 horas, foram notificados 5.738 casos
atualizado
Compartilhar notícia
A média móvel de mortes diárias provocadas no Brasil por Covid-19 caiu e chegou a 324,4 neste domingo (17/10). O indicador se manteve abaixo de 400 pelo sexto dia consecutivo.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 130 óbitos em decorrência do novo coronavírus no país. O número de mortes em um dia é o mais baixo desde 8 de novembro de 2020, quando foram registradas 128.
A forte queda no indicador nos últimos dias tem influência do feriadão de 12 de outubro, que reduziu a quantidade de exames realizados para confirmar casos e mortes pela doença. Por isso, os números precisam ser analisados com cuidado, já que quedas em feriados prolongados podem demonstrar represamento de dados.
Devido a flutuações abruptas nessas datas e ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Assim, houve queda de 35%, o que indica tendência de diminuição na quantidade de óbitos.
Nas últimas 24 horas, foram notificados 5.738 novos casos da doença. Os dados constam no mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
No total, o Brasil já perdeu 603.282 vidas para o coronavírus e computou 21.644.464 casos de contaminação.
Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.
Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.