metropoles.com

A democracia traída no casamento bolsonarista

O Brasil em um dia paquera o nazismo de Hitler e no outro sai de mãos dadas por aí com o fascismo de Mussolini

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
roberto alvim e jair bolsonaro
1 de 1 roberto alvim e jair bolsonaro - Foto: Reprodução/Facebook

O Brasil ainda está casado com a democracia, mas tem saído com amantes perigosíssimas. Em um dia paquera o nazismo de Hitler – repare no caso do Roberto Alvim, ex-secretário de Cultura – e no outro sai de mãos dadas por aí com o fascismo de Mussolini, como se não fosse nada demais um procurador da República denunciar um jornalista que sequer foi investigado ou indiciado.

Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, é alvo do Ministério Público Federal. Um dos repórteres investigativos mais respeitados no mundo pelos seus furos e prêmios, Greenwald paga por ter revelado – papel do bom jornalismo livre – o escândalo da VazaJato.

Talvez o iluminista Greenwald tenha ferido moralmente o MP ao tornar explícito, como em um filme pornô, o comportamento ilegal dos procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro. Aqui, velho Marx, a história se repete como pornochanchada.

Apenas a música do gênio gaúcho Lupicínio Rodrigues explica essa decisão. Só “vingança, vingança, vingança” aos santos clamar. Vingança como política em Brasília, pautada direta ou indiretamente pelo sistema bolsonarista, é de um fascismo (jovens, ao Google, com todo amor e carinho) nunca dantes visto nos tristes trópicos.

Agora é o cearense Ednardo que toca na vitrola do cronista só pra desanuviar um pouco o ambiente político do Brasil: “Pulsando num segundo letal/ No planalto central/ Onde se divide, se divide, se divide/O bem e o mal”.

Voltemos às metáforas casamenteiras do sistema bolsonarista, sem pensar em noivado nem mesmo com a namoradinha-mor do Brasil, direto ao altar da sacanagem política. Qual o destino de um poder que acaba de transar com o nazismo e no dia seguinte se mostra mais amancebado, amasiado, apaixonado, arriado os quatro pneus pelo fascismo?

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?