GABRIELA FURQUIM

As três melhores tretas de Renan Calheiros na CPI

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) já protagonizou diversas tretas durante as sessões

1.

Ligue o som

Nesta quinta-feira (23/9), a confusão foi com o senador governista Jorginho Mello (PL-SC). O bate-boca teve início quando Calheiros fez críticas ao governo federal e chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “corrupto”

Jorginho saiu em defesa de Bolsonaro e Renan reclamou. O relator insistiu para que Jorginho não o interrompesse

“Ah, vá para os quintos [dos infernos]”, disparou o catarinense. O emedebista subiu o tom. “Vá vossa excelência, com o seu presidente e com Luciano Hang”

Calheiros, então, chamou o colega de “vagabundo”. “Vai lavar a tua, vagabundo.” E o senador governista se irritou: “Vagabundo é você, ladrão picareta. Você é um ladrão picareta”

Renan Calheiros chegou a levantar da mesa da relatoria e partir em direção ao senador governista. O relator precisou ser contido pelo vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

2.

Ainda nas primeiras semanas da CPI, durante depoimento do ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, Renan bateu boca com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)

Renan havia pedido a prisão de Wajngarten, e o presidente Omar Aziz (PSD-AM) negou.

O filho do presidente da República chamou o relator da CPI de “vagabundo”. “Imagina um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros”, declarou Flávio Bolsonaro

Renan respondeu: “Vagabundo é você, que roubou dinheiro do pessoal do seu gabinete”

3.

Em maio, durante o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o embate envolveu o então senador Ciro Nogueira, hoje ministro da Casa Civil; o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE); e o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)

Renan fazia perguntas ao ministro sobre a divulgação de informações sobre a pandemia, quando foi interrompido pelos senadores governistas. Durante o bate-boca, Heinze chamou Renan de “mentiroso”

TEXTO:
Gabriella Furquim

IMAGENS:
Divulgação, TVSenado