Giulia Roriz

7 dicas infalíveis para fazer o churrasco perfeito em casa

Churrasco é, sem sombra de dúvidas, uma paixão nacional. Se existe algo que agrada a maioria dos brasileiros é reunir a família e os amigos para fazer um "churras"

Pensando nisso, o Metrópoles conversou com o Don Vitório BBQ, um dos maiores nomes do churrasco no país, e reuniu dicas infalíveis para não errar na hora de mexer com espetos e grelhas. Confira:

"É o foco do churrasco. De nada vale querer acertar o ponto da carne se a qualidade é ruim. Nada substitui um bom ingrediente", frisa. Compre em um local de confiança e dê preferência para carnes embaladas a vácuo

Escolha uma carne
de qualidade

Parece bobagem, mas não é. Um bom carvão fará toda diferença. "É preciso esperar que ele fique completamente aceso e uniforme, para depois colocar a carne para assar"

Dê atenção especial
ao carvão

Peças inteiras de carne não podem assar em fogo alto, isso pode resultar em uma carne queimada por fora e crua por dentro. "Nesses casos é preciso usar fogo médio ou brando. Já os cortes mais finos precisam de mais calor"

A temperatura pode estragar a carne

Mesmo que pareça sempre bom usar o sal grosso, a melhor regra a se seguir é utilizá-lo apenas para peças inteiras, e a opção comum para cortes mais finos

O sal não é o mesmo para todas as carnes

"Existem cinco pontos para o preparo de carnes: mal passada, do ponto para mal, ao ponto, do ponto para bem e bem passada. O ideal é que ela esteja pelo menos rosada por dentro para ter suculência. Quanto mais passada a peça, mais rígida fica”

O ponto da carne diz tudo sobre o churrasco

Apesar de existir debates entre assadores, Don Vitório comenta que, para ele, é melhor cortar contra as fibras da carne. "Desse jeito, facilita a mastigação, pois você divide as fibras em pedaços menores”, explica

Cortar certo faz diferença na hora
de servir

A sequência de um bom churrasco também é importante. Vale começar com alguns petiscos para acompanhar as bebidas, como uma linguiça ou asinha de frango. "Enquanto seus convidados apreciam as entradas, dê início ao preparo da carne principal"

O "beabá" do churrasco

TEXTO:
Giulia Roriz

IMAGENS:
Freepik