metropoles.com

Thiago Coacci torna a ciência acessível no podcast Larvas Incendiadas

O programa debate questões LGBTs e outras informações relevantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
IMG_3994
1 de 1 IMG_3994 - Foto: Arquivo Pessoal

Existe um podcast em que intelectuais, pensadores e pesquisadores apresentam seus trabalhos com temas voltados a gênero e sexualidade em toda a sua complexidade. É o Larvas Incendiadas, apresentado pelo mineiro Thiago Coacci.

Thiago é formado em direito, fez mestrado e doutorado em ciência política e, atualmente, dá aula na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como professor substituto. Logo ele sentiu que artigos, teses, livros e congressos são maravilhosos, porém atingem um público muito restrito. Em defesa da função pública da ciência, o magistrado encontrou esta alternativa para aproximar sociedade e pesquisadores. Se lembrarmos que, muitas vezes, os cidadãos são os financiadores de pesquisas feitas em instituições com o dinheiro do povo, nada mais justo que elas sejam acessíveis.

Inclusive, o nome do podcast veio do poema Aula, de Manoel de Barros, em que um professor resolve descartar a linguagem literária por não ser mais adequada para falar das coisas do mundo, sugerindo sua substituição por uma linguagem de “larvas incendiadas”, mais condizente com a realidade. Coacci disse que esse texto é sua grande inspiração.

O primeiro programa foi logo com a incrível professora da Universidade de Brasília Tatiana Lionço, e, nos demais, tem gente da qualidade do advogado Paulo Iotti (responsável pelos processos de criminalização da homofobia no Supremo Tribunal Federal). A cada 15 dias tem um novo episódio. Os temas dos papos transcendem a questão LGBT. Há papos sobre pessoas com deficiência e sexualidade, e sobre violência contra mulher.

Arquivo Pessoal

 

Para manter o podcast funcionando, Thiago banca tudo do seu próprio bolso: o equipamento, um profissional para editar as conversas, etc. Mas ele também abriu espaço para pessoas colaborarem com o custo, uma prática comum em programas do gênero. Para doar, clique aqui. E se levarmos em conta a situação do financiamento da pesquisa no nosso país, podemos dizer que ele faz um milagre. Só que, infelizmente, uma hora o milagre pode falhar.

Se você se interessa em ajudar, há outras formas além de dinheiro. Pode compartilhar os posts nas redes sociais, por exemplo. Ou é só entrar em contato com ele por meio do e-mail larvasincendiadas@yandex.com e perguntar como. As entrevistas estão no Twitter e no Facebook.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?