Teatro, música e projetos sociais: conheça o trabalho de Tonhão Nunes
Artista desenvolve iniciativas em Valparaíso de Goiás e tem se destacado na cena brasiliense com voz potente e versátil
atualizado
Compartilhar notícia
Ultimamente, diversos eventos LGBTs vêm contando com a participação musical de Tonhão Nunes. Este artista de voz potente e versátil tem conquistado um merecido espaço pelo seu trabalho.
Este jovem não-binário de apenas 21 anos canta, compõe, atua, performa, se monta e ainda é arte-educador em comunidades carentes. Começou no teatro aos 10, em Valparaíso de Goiás. Por causa disso, o professor exigiu que os alunos aprendessem a projetar a voz, levando todos a um curso de canto. Porém, o talento para a música já existia, herdado da mãe que cantava na igreja, especialmente em casamentos.Das apresentações em saraus do bairro, Tonhão chegou ao curso de teatro no Espaço Cultural Renato Russo, aos 14 anos. Daí para a frente foi uma sucessão de shows em bares, festivais e tributos, sempre num mix de teatro e música.
Quando precisa dizer quem inspira Tonhão, a lista é grande e admirável. “Minha mãe, minhas amigas, as pretas de luta e as donas de bares e botecos da periferia”, enumera. O interessante é que suas letras e apresentações transparecem todas essas influências com sensibilidade, potência e senso de humor. E, para quem quer nomes mais conhecidos, tem Ellen Oléria, Gloria Groove, Maria Gadú e Linn da Quebrada.
Tonhão começou um projeto social de educação integral em Valparaíso, com turmas de 6 a 9 anos. Depois, fez um processo seletivo para a mesma iniciativa em Santa Maria.
A persona que vemos no palco nasceu no Bloco do Amor de 2017. Aliás, lugar mais adequado para este nascimento não há. Sua carreira anda se saindo muito bem. Esse ano, abriu o show de ninguém menos que Karol Conka. Além disso, compõe a banda Cantigas Boleráveis, na qual mais uma vez podemos apreciar todas as possibilidades de sua voz.
A arte de Tonhão é impregnada de mensagem política. Ele faz parte do coletivo Distrito Drag e, nas suas composições, em meio às declarações de amor, sempre rola um “Fora, Temer”.
Para quem não conhece ainda o trabalho desse talentoso artista, vale dar uma sacada. Eu te garanto que os refrãos das suas versões vão ficar colados que nem chiclete na sua cabeça.