Se você, LGBT, sofrer qualquer agressão, preste queixa na Decrin
A delegacia especializada acolhe as denúncias de LGBTs não apenas referente a crimes de discriminação
atualizado
Compartilhar notícia
O carnaval está chegando e a coluna dessa semana abre espaço para uma informação que todo mundo deve saber: em Brasília temos a Delegacia Especial De Repressão Aos Crimes Por Discriminação Racial, Religiosa ou Por Orientação Sexual ou Contra A Pessoa Idosa ou Com Deficiência (Decrin).
Se você, LGBT, sofrer qualquer tipo de agressão, é na Decrin que deve fazer a queixa, pois lá há um tratamento humanizado para te acolher. Caso a agressão necessite de atendimento urgente (flagrante delito ou necessidade de exame de corpo de delito), pode ir a qualquer delegacia mais próxima e depois solicitar que sua queixa seja cuidada pela delegacia especializada.
Outra informação de suma importância é que a Decrin acolhe as denúncias de LGBTs não apenas referente a crimes de discriminação. Por exemplo, se você sofrer um furto, pode dar queixa na delegacia especial, pois lá o tratamento será diferenciado. Claro que em todas as delegacias o cidadão deve ser bem acolhido, mas lá é a especialidade dos profissionais.
A Decrin funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h, no DPE – Complexo da Polícia Civil e as denúncias podem ser feitas anonimamente pelo 197, através do email denuncia197@pcdf.df.gov.br, no site delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br, ou pelo wattsapp no número (61)98626-1197. Pode mandar áudio, foto, vídeo do crime.A Delegacia da Polícia Especializada está sob o comando da delegada Gláucia Cristina da Silva.
Ter uma delegacia não apenas especializada em atender agressões a estas populações, como ainda atendê-los inclusive nos crimes comuns, é supernecessário. Infelizmente o carnaval também é um período de violências. Por isso, se cuide, brinque direito e grave o Whattsapp da Decrin para qualquer eventualidade.