metropoles.com

Local de resistência cultural: Teatro Rival completa 85 anos

O tradicional espaço da cultura LGBT carioca segue firme e forte, com intensa programação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
image0018
1 de 1 image0018 - Foto: Reprodução

No final de março, um importante ponto de resistência LGBT no Rio de Janeiro completou 85 anos: o Teatro Rival, de propriedade da família Leal e atualmente administrado pela atriz e diretora Leandra Leal.

Ele é simplesmente o teatro privado há mais tempo em funcionamento no Brasil sem nunca ter fechado. Foi inaugurado no dia 22 de março de 1934 e passou a ser do avô de Leandra, Américo Leal, em 1970. Por lá, já passou o teatro de revista, peças mais sérias, o teatro rebolado e também shows de música. Atualmente, seu lema é “arte, boemia e gastronomia”, como está estampado no seu perfil do Facebook.

No início do filme Divinas Divas, dirigido por Leandra, ela conta de ter ido escondida a uma festa de travestis. Achando-se incógnita, foi reconhecida pela hostess da porta, que disse: “Neta do Américo aqui não paga!” Ela, então, parte para o resgate da relação da sua família com aquele mundo que gerou o filme tão premiado e sensível.

Depois de receber a batuta da sua mãe, a atriz Angela Leal, Leandra retomou o rebolado e os espetáculos que brincam com o gênero e a sexualidade. O palco, muitas vezes, foi/é o espaço mais seguro para os sexualmente divergentes. Essa história de “ah, ele é assim porque é artista e artista não tem sexo” ainda é usada como justificativa para questões com que muitas pessoas não conseguem lidar na vida cotidiana.

Divulgação
Juradas do Dragstar no Teatro Rival

 

Leandra é fã declarada de RuPaul’s Drag Race, e não por acaso acontece em seu teatro o Drag da Cidade: Rainha do Rival. O concurso é aberto para artistas de todos os estilos e tempos de carreira. Apresentado pela carismática Miami Pink, o show tem o corpo de júri formado por Chloe Van Damme, Karina Karão, Ravena Creole e Samara Rios. A segunda temporada da brincadeira, que no ano passado elegeu Melissa L’Orange como vencedora, está na fase classificatória e acontece às quartas, às 19h30. Os ingressos custam R$ 30.

A programação do teatro é diversificada a ponto de contar com os shows das divas do filme de Leandra e de cantores do naipe de Alcione e Moacyr Franco. Ver os espetáculos que lá estão em cartaz me desperta uma vontade de programar uma viagem ao Rio só para ter a experiência de conhecer o lugar.

E é dever nosso priorizar esses lugares, pois é com a nossa força que eles continuam abertos e em funcionamento.

Vida longa ao Rival!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?