metropoles.com

Gentleman Jack, série da HBO, aborda a força da mulher lésbica

A produção, feita em parceria com a BBC, mostra a história real de uma inglesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
gentleman-jack-launch-s1
1 de 1 gentleman-jack-launch-s1 - Foto: Divulgação

Quando o assunto é séries de TV, nunca se fez um material tão diverso e ousado. Pois Gentleman Jack, seriado da HBO em coprodução com a BBC, é a quebra de todos os paradigmas em produções históricas e lésbicas que eu já vi.

As produções inglesas da BBC, ambientadas no século 19, possuem qualidade e calmaria, lembrando os livros de Jane Austen. Mulheres doces e engraçadinhas sofrem para casar e salvarem suas famílias da miséria, pois o único homem morreu ou casou com outra. Gentleman Jack vai na contramão de tudo isso, provavelmente pela contribuição da HBO, produtora conhecida pela ousadia.

No primeiro episódio, Anne Lister volta à sua cidade natal – um lugar pequeno e sem grandes eventos. Na verdade, ela é o maior evento da cidade. Filha de uma das famílias mais ricas do local, a mulher é descrita como “não muito feminina”. Se veste com elementos masculinos, monta cavalo, conduz charrete, é respondona, sobe em árvores… Enfim, um monte de coisas que não era de bom-tom para moças. A jovem também assume a administração das terras da família. Se, geralmente, nesse tipo de história ela encontraria um belo rapaz que a faria descobrir sua feminilidade, a nossa protagonista, depois de uma desilusão amorosa, conhece uma bela mulher e decide com ela se casar. É isso mesmo!

Ah, e um detalhe. Essa é uma história real sobre uma mulher que casou com outra em 1834. A série é escrita a partir dos diários da Anne verdadeira a respeito de seu casamento.

A história de Anne é vibrante, mas a série levou 20 anos até ser produzida. Sua criadora, Sally Wainwright, conta que passou todo esse tempo tentando convencer as produtoras de que a trama deveria ser feita, mas só agora, com o novo movimento nas TVs, ela encontrou abertura para falar sobre o amor entre mulheres nesses termos – sem fetichismo do amor lésbico e com uma narrativa combativa de uma forte protagonista.

É muito engraçado ver Lister inserida no contexto de romantismo daquele século. Ao mesmo tempo, a forma de representação do amor lésbico da série é inovadora. Gentleman Jack é uma antiga expressão muito chula, que seria equivalente a “sapatão” no Brasil. Realmente, a protagonista é uma típica “caminhoneira”, mas também corajosa, arrogante, inteligente e admirável.

A segunda temporada de Gentleman Jack já está confirmada. No Brasil, a primeira está disponível na HBO e é uma excelente dica para curtir neste finalzinho de mês de férias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?