metropoles.com

Eventos em Brasília discutem preconceito e vivência LGBT

Durante esta semana, aconterá o lançamento do Manual de Comunicação LGBTI+

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
protest with irreverence about medical treatment for homosexuals, known as Gay Cure
1 de 1 protest with irreverence about medical treatment for homosexuals, known as Gay Cure - Foto: iStock

No dia 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que a “homossexualidade não constitui doença nem distúrbio”, excluindo-a da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Por isso, essa tornou-se a data mundial de enfrentamento à LGBTI+ fobia. Em 2018, uma série de eventos abordará o tema.

Nesta terça-feira (15/5), das 8h às 10h, ocorre a aula pública Travestilidades e Transexualidades. O encontro acontece em frente ao Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Já na quarta-feira (16), às 14h, no Senado Federal, ocorrerá o lançamento do Manual de Comunicação LGBTI+, na sala da Comissão de Direitos Humanos. O manual “visa apresentar aos meios de comunicação, incluindo jornalistas e estudantes desta área, a terminologia mais atualizada sobre a população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexual (LGBTI+)”.

No dia 17, haverá vários eventos, mas destaco dois. Primeiro, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, às 10h, terá sessão para debater projetos de lei de temática LGBTI+.

 

E na Casa da ONU, o Livres & Iguais promoverá evento de hasteamento da bandeira LGBT, tendo a fala de autoridades e movimentos sociais. O momento contará com a presença do cantor Johnny Hooker, que será nomeado Campeão da Igualdade.

Nesta sexta-feira (18), no auditório da Biblioteca Nacional, acontecerá o mutirão informativo e solidário para LGBTIs do Distrito Federal e Entorno.

Profissionais engajados irão esclarecer sobre os órgãos e serviços voltados a LGBTIs. No evento, serão arrecadados alimentos e agasalhos, a serem doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A data é o ponto de partida para as comemorações do mês do orgulho LGBT, em junho, geralmente recheado de paradas por todo o mundo. Esses momentos são de extrema importância para nos lembrar de cada uma das nossas conquistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?