metropoles.com

Você sente tontura e náusea? Pode ser vasovagal, síndrome muito comum

Nunca me passou pela cabeça que esses sintomas tão frequentes no meu dia a dia poderiam ter diagnóstico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
WhatsApp Image 2017-12-01 at 15.32.22
1 de 1 WhatsApp Image 2017-12-01 at 15.32.22 - Foto: iStock

Semana passada tive gastroenterite – infecção e inflamação do estômago – causada por algum alimento que comi. Os sintomas desencadearam uma situação comum à minha rotina: a síncope vasovagal.

Essa síndrome provoca uma queda súbita da pressão arterial e da frequência cardíaca – e, como consequência, tontura, náusea e desmaio.

Sabe quando levantamos repentinamente, ficamos tontos, a visão escurece, e só melhoramos quando sentamos ou deitamos? Pois é, pode ser traço dessa condição.

Os sintomas mencionados acima não necessariamente caracterizam a síndrome. Mas passo por isso desde nova e, com a frequência e o agravamento dos mal-estares, exames confirmaram o diagnóstico.

Normalmente, as crises se dão por algum fator desencadeante. No meu caso, é ficar em jejum por muitas horas ou em alguma situação de desidratação. Mas, segundo o meu médico, vários motivos podem causar esse mal: ficar horas em pé, exercícios físicos exagerados ou circunstâncias que causem vasodilatação – como calor e álcool.

O gatilho da doença pode ter muitas origens. Em algumas pessoas, a síndrome se manifesta em lugares fechados ou com aglomeração de gente, mas há quem sinta o mal-estar ao olhar sangue ou agulhas.

De acordo com especialistas, a síncope vasovagal é o corpo fazendo um esforço para preservar a circulação correta de sangue no organismo. Para isso, a síndrome causa justamente o contrário: baixo fluxo cerebral, tonturas, hipotensão e desmaios.

Antes de perder a consciência, ocorrem zonzeira, náusea, suor excessivo, taquicardia, sensação de calor e frio, distúrbios visuais, fraqueza e, com tudo isso, um sentimento de nervosismo. Comigo, já ocorreram algumas vezes e, em três delas, cheguei a desmaiar de fato. Nas outras, tive a sensação de quase perder a consciência.

O médico me explicou que nosso corpo é extremamente inteligente. Quando desmaiamos, vamos ao chão para o sangue retornar ao cérebro, causando a normalização dos sintomas. Por isso, nos primeiros sinais, o ideal é deitar e colocar as pernas para cima, obrigando o fluxo sanguíneo a chegar corretamente ao cérebro.

É muito importante também conseguir determinar o motivo do mal-estar. Para isso, o especialista me deu outras dicas: não ficar em pé por longos períodos, beber bastante água – para manter a hidratação –, evitar ambientes fechados e quentes, e não ficar em jejum prolongado.

Nunca me passou pela cabeça que esses sintomas tão frequentes no meu dia a dia poderiam ter diagnóstico. A síncope vasovagal é bem comum, e muitas pessoas sofrem do mesmo mal e não sabem como evitá-lo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?