Melhor do que viajar é voltar para casa
Gosto de retornar ao meu quarto, ao meu chuveiro e à minha dieta. Sinto falta da rotina quando a jornada se prolonga
atualizado
Compartilhar notícia
Viajar de férias é sempre bom, descansa, relaxa e desanuvia a cabeça. Esperamos sempre estar com as baterias recarregadas, mas, às vezes, isso não acontece. Precisamos de alguns dias para retomar a rotina e voltar ao ritmo. Uma preguiça toma conta e a sensação de não saber por onde começar aparece. Além do sono e do fuso horário que não ajudam.
A sensação estranha de “depressão pós-viagem”, para mim, vem junto com a alegria de voltar para casa. Sinto prazer em retornar ao meu quarto, meu chuveiro e, principalmente, minha dieta. É normal, quando estamos de férias, relaxarmos nas refeições e comermos mais e diferente do que estamos acostumados. Gosto da minha rotina e sinto falta dela quando a viagem se prolonga.Adoro chegar e rever meus cachorros, sentir o cheiro da minha residência. É engraçado como fico ávida para viajar e ver coisas diferentes, mas amo a famosa sensação do conforto do lar. Muitas pessoas não gostam da rotina. Eu aprecio a minha, principalmente, a da manhã: acordar cedo, tomar água morna com limão, fazer minhas orações, degustar o café da manhã vendo noticiário e ir malhar. Não que eu não faça isso nas férias, mas, em casa, tem outro gostinho.
Na volta das viagens, sempre tem stress no aeroporto por causa do excesso de bagagem — as roupas parecem não caber na mala de volta, como se tivessem inchado. Chegar em casa e colocar tudo no seu devido lugar também tem valor.
A primeira coisa que faço quando retorno é dar uma geral na casa e conferir seu estado (sempre aproveito uma viagem mais prolongada da família para pintar algum cômodo ou fazer alguma reparação). Depois, desfaço as malas e coloco tudo no lugar. Tomo um banho demorado e fico no meu quarto apreciando a sensação de estar no lar novamente.
Criar uma rotina prazerosa é importante para o bem-estar físico e mental. O corpo agradece e sua mente fica em paz. O aconchego da casa dão uma sensação de muita felicidade e satisfação. As viagens a lazer, ou por qualquer outro motivo que te faça ficar distante por algum tempo, mostram a relevância e a importância do lar.
Agora, é esperar alguns dias para tudo estar no lugar, no mesmo ritmo (inclusive eu!), e começar o ano com disposição e determinação.