atualizado
Muitas mulheres estão aproveitando o período de quarentena para dar uma atenção especial aos cabelos em casa. Hidratar, recuperar e até mesmo retomar a estrutura capilar original, abandonando tratamentos de redução de volume, secador, chapinha e babyliss.
Essas ferramentas dão um efeito incrível, mas a frequência, com o tempo, causam danos sérios à saúde das madeixas. Fazem o cabelo perder nutrientes, água e massa capilar. Atualmente, com o perigo de contaminação no novo coronavírus, uma boa saída é fazer o próprio tratamento em casa. Mas como? Quais produtos usar? Não se preocupe, vamos te ajudar!
Hidratação, nutrição e reconstrução
A hidratação atrai e retém água nos fios, um tratamento que pode e deve ser feito por qualquer pessoa, mesmo por quem sofre com oleosidade. A nutrição encorpa e alinha os cabelos, devolvendo lipídios aos fios e deixando-os macios. Já a reconstrução, é destinada às madeixas danificadas, tanto por processos químicos quanto pelo estresse do dia a dia. Ela devolve proteínas aos fios, a famosa queratina, responsável pela massa capilar.
Como fazer?
O esquema é bem simples, mas, primeiro, você precisa identificar qual a necessidade do seu cabelo. Se os seus fios estão sem brilho, armados, ressecados ou embaraçam quando molham, eles precisam de hidratação. Se estão desalinhados, sem balanço e com frizz, o foco é na nutrição.
Cabelo fino, ralo e quebradiço? O caso, então, é de reconstrução. Mas, cuidado: a etapa reconstrutora tende a ser a mais potente e pode ser delicada, pois queratina demais pode deixar os fios quebradiços. O ideal é fazer a cada 15 dias, até que a aparência do cabelo se recupere. Depois, mantenha a prática mensalmente.
Etapas
Um cronograma básico para cabelos pouco danificados é composto por oito hidratações mensais, três nutrições e uma reconstrução. Nos casos em que mais cuidados são necessários, o esquema seria: oito hidratações, duas nutrições e duas reconstruções. O ideal é adaptar o modelo de acordo com a resposta do cabelo. O intervalo entre os tratamentos é de 48 horas.
Aos poucos, você perceberá qual etapa seu cabelo gosta mais e notará que a resposta a algum tratamento pode mudar e não ser tão boa como no início. Se precisar de uma ajudazinha tecnológica, existe um aplicativo chamado “Meu Cronograma Capilar”, disponível na Google Store e na Apple Store. Ele monta um esquema para você, de acordo com suas respostas a um questionário, e avisa as datas e quais procedimentos devem ser realizados.
Veja um modelo de calendário:
O Metrópoles selecionou nove opções com excelente custo-benefício para as três diferentes etapas, confira:
Hidratação
As máscaras hidratantes são as que contêm fórmula pantenol, extratos vegetais, glicerina, lanolina, lecitina, aloe vera, vitaminas e derivados do açúcar, como sacarose.
Máscara Super Hidratante Morte Súbita, Lola Cosmetics, 450g
Máscara Super Hidratante Morte Súbita, Lola Cosmetics, 450g
Dream Cream 3 Kg, Lola Cosmetics
Inforcer Mascara, 500 G, L'Oreal Professionnel
Nutrição
Já as máscaras nutritivas têm como base os óleos e as manteigas. Na descrição dos produtos, terão nomes de óleos de argan, macadâmia, coco, karité, abacate.
Máscara Mask Desmaia-Cabelo 1Kg, Inoar
Máscara Capilar Argan Oil 1kg, Inoar
Wella Professionals - Invigo - Nutri Enrich Máscara 500 ml
Reconstrução
São aquelas máscaras à base de creatina, queratina, proteína, arginina, cisteína e proteínas hidrolisadas.