Veja cinco rotas no Brasil para fazer trilhas e conhecer cavernas incríveis
Os espaços repletos de silêncio e mistério atraem turistas em busca de aventura e contato com a natureza
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil está repleto de destinos para o ecoturismo: de mergulhos inusitados até os românticos passeios de balão, todos os estados do país oferecem opções aos interessados em entrar em contato com a natureza. Entre as principais atividades dos visitantes, as trilhas podem resultar tanto em deliciosas cachoeiras quanto em misteriosas cavernas.
As formações rochosas encantam pelos vastos salões que, não raro, abrigam até mesmo lagos. Entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR) está Eldorado, um município que abriga a maior caverna paulista: são 6,5 mil metros de percurso catalogados na Caverna do Diabo, dos quais apenas 600 estão abertos para turistas. No meio do caminho, o visitante pode tomar um banho em uma das cachoeiras da caverna.
O Metrópoles selecionou outros cinco destinos pelo país onde o turista encontra cavernas encantadoras. Conheça os pacotes:
Bonito, Mato Grosso do Sul
Quem gosta de ecoturismo sonha em conhecer Bonito. Entre os diversos passeios ao ar livre feitos pela região, as cavernas têm seu destaque. Um dos cartões-postais da cidade é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um espelho d’água com cerca de 90 metros de profundidade. O Abismo Anhumas é outra atração da cidade: uma caverna submersa acessível por rapel.
Um caminho mais fácil que as citadas anteriormente é o das Grutas de São Miguel. A trilha não é tão exigente, mas vale o alerta: as cavernas são acessadas por uma ponte suspensa de cerca de 200 metros. No lugar, o turista vai conhecer formações calcárias antigas e muito bonitas.
O pacote de viagem até Bonito pode ter 4, 6, 8 ou 10 diárias, com passagens até Campo Grande e hospedagem com café da manhã em Bonito. O traslado entre as cidades pode ser adquirido no momento da compra da oferta. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Pacote com 4, 6, 8 ou 10 diárias para Bonito
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
Conhecida por seus paredões coloridos, a Chapada dos Guimarães ainda reserva algumas surpresas no meio do Cerrado: o Complexo das Cavernas na fazenda Água Fria é um passeio imperdível. Por ali, o turista conhece Aroe Jari, a maior caverna de arenito do Brasil, além da Gruta da Lagoa Azul e da Caverna Kyogo Brado.
Não é recomendado visitar a Chapada dos Guimarães entre dezembro e fevereiro, por conta do alto risco de trombas d’água. Além disso, as baixas temperaturas do inverno podem desestimular os banhos de cachoeira. O pacote inclui 3, 6 ou 9 diárias, com passagem aérea e a possibilidade de aluguel de carro de passeio. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Pacote com 3, 6 ou 9 diárias
Chapada Diamantina, Bahia
Uma das maiores do Brasil, a chapada baiana é conhecida por formações rochosas belíssimas, como o Morro do Pai Inácio e o Morro do Camelo. Quem gosta de nadar também pode se divertir na Gruta da Pratinha, que conta com águas azuis cristalinas dentro de uma bela formação rochosa. Por ali, o melhor período de visitas se concentra entre fevereiro e outubro, quando as chances de chuva são menores.
O pacote permite escolher entre 4, 5 ou 7 diárias na Chapada Diamantina, com direito a café da manhã. As ofertas, que já contemplam passagem aérea, começam em R$ 1219. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Ilha do Mel, Paraná
O litoral paranaense guarda uma visita com ares de conto de fada: na Ilha do Mel, os turistas podem visitar a Gruta das Encantadas, um cenário de filme cujo nome foi escolhido graças às lendas de sereias que correm pela região. Não é uma caverna grande, mas tem acesso fácil e um visual deslumbrante.
O pacote escolhido conta com 4 ou 6 diárias e inclui passagens aéreas e hospedagem com café da manhã em Curitiba, além de um passeio até a Ilha do Mel. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.
Pacote com 4 ou 6 diárias
Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Se estiver em Cabo Frio, vale a pena conhecer a Gruta Azul: acessível por barco, esta caverna conta com um salão de 30 metros de extensão e 15 metros de altura. As paredes têm uma tonalidade dourada e, quando o sol bate na água, as pedras ganham tons de azul. Os passeios saem do porto de Capri.
O pacote inclui 6, 9 ou 12 diárias distribuídas entre Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. A oferta conta com passagens aéreas até o Rio de Janeiro e hospedagem com café da manhã nos três municípios citados, além do transfer entre as cidades. A viagem deve ser marcada entre 1º de março e 30 de novembro de 2021 e tem cancelamento gratuito.