Veja 9 lindas opções de quebra-cabeças para passar o tempo e decorar a casa
Válvula de escape para muitos durante a quarentena, a atividade leva dias para ser concluída e envolve toda a família
atualizado
Compartilhar notícia
Quem pode ficar em casa durante o isolamento social está se desdobrando para encontrar atividades lúdicas e reinventar o espaço em casa, seja fazendo uma festa junina com a família ou brincando com jogos de tabuleiro. Outra opção que ajuda a relaxar os nervos, entretém e pode envolver toda a família são os quebra-cabeças, febre nos Estados Unidos e na Europa durante a crise gerada pelo novo coronavírus.
Segundo a fabricante de quebra-cabeças Ravensburger, em abril as vendas do brinquedo nos Estados Unidos cresceram em 370% se comparadas aos números do mesmo mês em 2019. À rede CNBC, o CEO do braço americano da empresa, Filip Francke, contou que o ocorrido não tem precedentes na história deste mercado. No ano passado, a empresa vendeu uma média de 7 quebra-cabeças por minuto na América do Norte. Atualmente, a fábrica opera com uma média de 20 vendas por minuto.
“Quebra-cabeças não são essenciais, é claro, mas o consumidor está claramente nos dizendo que existe uma grande necessidade que nós podemos ajudar a sanar nesses tempos”, comentou Francke à publicação. Segundo ele, as vendas da Ravensburger hoje competem com as de épocas como a do Natal.
O Metrópoles selecionou 9 quebra-cabeças com temáticas e número de peças variadas, desde brincadeiras com a criançada até desafios mais complexos. Ainda escolhemos alguns itens para facilitar a organização e o armazenamento do brinquedo. Veja:
Para brincar com as crianças
Mini Shaped Puzzle Banana, da Galison
Ensinar história da arte às crianças nunca foi tão divertido. Este quebra-cabeça tem 75 peças bem pequenas e, quando montado, toma a forma nada tradicional da famosa banana desenhada por Andy Warhol. O fabricante também tem uma versão com o rosto de Marilyn Monroe.
Beco Diagonal, da Galápagos Jogos
Este formato de quebra-cabeças faz sucesso com a meninada. Feito com peças de espuma com as fachadas impressas, elas se encaixam ordenadamente, criando forma e volume num brinquedo tridimensional. A versão do Beco Diagonal, da franquia Harry Potter, tem 450 peças. No site é possível encontrar outras construções vistas nos filmes.
Quebra-cabeças 500 peças Dumbo, da Game Office
O elefante mais famoso do cinema é o destaque desta ilustração fofa, que reimagina o personagem com traços mais delicados. Com apenas 500 peças, este pode ser um desafio interessante para os pequenos fãs da Disney.
Fortaleza Vermelha, da Galápagos Jogos
O brinquedo é similar ao modelo 3D já citado nesta lista, mas dessa vez conta com 845 peças e forma a Fortaleza Vermelha, um dos castelos mais famosos da série Game of Thrones. A réplica pode ser montada e desmontada várias vezes, mas é uma sugestão de decoração.
Quebra-cabeças desafiadores
Noite estrelada de Van Gogh, da Buffalo Games
Um dos quadros mais famosos de Van Gogh pode ir parar na parede da sua casa: esta reprodução em formato de quebra-cabeças tem 1000 peças e é um belo desafio para passar o tempo durante o isolamento social.
Quebra-cabeças redondo, da OYJJ
O formato redondo e a mistura sutil de cores neste círculo em arco-íris são desafios deliciosos para os fãs de quebra-cabeças: este jogo tem 1000 peças e é recomendado para maiores de 8 anos.
O quebra-cabeça de 1000 peças mostra uma cena noturna e muito colorida em Veneza, na Itália. Esta coleção conta com diversas ilustrações de cenários muito coloridos na Europa, como Paris, os Alpes Suíços e Milão.
Sol Poente de Tarsila do Amaral, da Estrela
A Estrela lançou uma série de quebra-cabeças com reproduções de obras famosas de Tarsila do Amaral. O percurso de capivaras no rio em Sol Poente foi dividido em 2000 peças no brinquedo.
Manhattan, New York, da Ravensburger
O preço deste quebra-cabeças é muito salgado, mas tem seus motivos: além de ser importado, o brinquedo conta com nada menos que 32 mil peças. Com 5,44 metros de largura e 1,90 de altura, este espaçoso brinquedo promete muitas e muitas horas de observação e montagem.
Para guardar e conservar bem
Cola puzzle brilhante, da Grow
O primeiro passo para levar o quebra-cabeças da mesa à parede é passar cola nele. A embalagem vem com um aplicador, o que ajuda a garantir um espalhamento uniforme do produto sobre a superfície do brinquedo.
Quem não gosta de deixar o quebra-cabeças em cima da mesa ou simplesmente não tem espaço para isso pode se beneficiar de um porta puzzle: a lona mantém as peças firmes no lugar e permite enrolar o brinquedo como se fosse um cartaz, impedindo que as peças se movam ao guardar.
Para quebra-cabeças maiores, vale separar as peças por cor ou por área. Este produto armazena até 2 mil peças e pode ser empilhado na hora de guardar o brinquedo, facilitando a organização da montagem.