Veja 5 modelos de tapetes sanitizantes para higienizar calçados na pandemia
Do tipo mais simples ao conjunto com tapete duplo, os produtos prometem eliminar até 99% da contaminação escondidas nos solados
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a pandemia do novo coronavírus, entrar em casa tornou-se um ritual: tem quem deixa sapatos “de rua” no capacho, há os que guardam os calçados num móvel perto da porta, enquanto outros preferem lavar as peças assim que chegam da rua. Em alguns países da Europa, onde pequenas aglomerações em casas já são permitidas, é comum encontrar pequenas “estações de sanitização” na entrada, com itens para limpar as mãos e os pés.
No Brasil, enquanto os encontros entre familiares e amigos ainda não são recomendados, a limpeza dos sapatos se faz necessária desde o início da epidemia no país. Uma alternativa é o tapete sanitizador: a ideia é dispensar aquele capacho engraçadinho que você tem em casa e dar lugar a uma peça que suporta uma solução de água e água sanitária para a higienização dos solados dos calçados. Os modelos são variados e alguns incluem um segundo tapete para a secagem dos pés.
Tapete sanitizante preto, da Kapazi
Feito em vinil, o tapete da Kapazi tem uma borda vedante que impede o vazamento do líquido sanitizante, além de ser antiderrapante e anti-chama. Segundo as instruções do fabricante, a solução sanitária deve ser aplicada duas vezes ao dia, para garantir a eliminação de vírus e bactérias.
Tapete sanitizante, da Pedilúvio
Este capacho tem o dobro de capacidade em relação ao concorrente da Kapazi, sendo necessário misturar 1 litro d’água a 3 colheres de sopa de água sanitária para fazer a solução higienizante. Feito em trama de vinil, o tapete é antiderrapante, antichamas e antifúngico. Em caso de grande circulação de pessoas, a solução deve ser trocada a cada 2 horas.
Em um só espaço, higienizam-se os sapatos e secam-se as solas. À esquerda, a área molhada requere 300ml de água misturados a 3 colheres de sopa de água sanitária. Depois de sanitizar a sola do sapato, o usuário passa para o tapetinho à direita, para secar a peça e entrar em casa com segurança.
Tapete sanitizante com refil, da Pedilúvio
Parecido com o modelo da Altai, este tapete vem com um kit de refil para ir trocando o conjunto de tapetes para higienizar e secar os calçados.
Kit tapete sanitizante, da Kapazi e WaterKap
Este conjunto permite planejar melhor o espaço de sanitização na casa: o capacho da Kapazi pode ficar do lado de fora e o tapete da WaterKap fica na entrada. O tapete sanitizante é feito em vinil, tem borda vedante e é antiderrapante, enquanto o tapete comum absorve até 4 litros de água até precisar ser trocado.