Sete bicicletas para pedalar pela cidade a partir de R$829,99
Lista do Metrópoles traz modelos da Caloi, Shimano e Colli Bike para quem quer passear em família ou sozinho. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Comum em capitais como Amsterdã e Copenhague, a bike é considerada um meio de transporte sustentável há décadas. Seja pela preservação do planeta ou para economizar, os brasileiros têm optado cada vez mais pelas bicicletas para se locomover nas cidades.
Solução para fugir do trânsito, da luta por uma vaga de estacionamento e ainda por cima se exercitar, as bicicletas urbanas ganharam modelos modernos e mais tecnológicos, com design, acessórios e conforto na medida certa para trajetos curtos e médios.
Para escolher a bike perfeita você deve levar em conta o percurso que irá fazer. Se é estrada de asfalto ou calçamento, se há subidas e descidas de calçadas, por exemplo. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar quem quer garantir um bom pedal.
- Aros – Os aros de bicicletas mais encontrados no mercado são 26″, 27,5″, 29″ e 700 mm. Os aros de 26″, por causa de seu tamanho reduzido, tendem a ser mais resistentes. As bicicletas com esse tamanho de aro são mais leves e costumam ter um bom desempenho. Contudo, são menos estáveis;
- Material – O quadro é a principal estrutura da bicicleta. Seu peso e durabilidade são pontos importantes a se observar na hora da compra. Ele também é, em grande parte, responsável pelo desempenho da pedalada. Quanto mais leve e resistente, melhor. Os modelos disponíveis no mercado geralmente apresentam quadro em alumínio, aço cromo molibdênio ou fibra de carbono;
- Freios – As bicicletas urbanas são fabricadas com dois tipos de sistema de frenagem: o V-Brake ou freios a disco. Os freios a disco são considerados mais seguros, principalmente em alta velocidade e/ou superfícies molhadas. Apesar de ser um pouco mais caro, este tipo de freio ainda é o preferido dos ciclistas mais experientes. Além disso, também requer menos manutenção. No entanto, quando o uso da bicicleta na cidade não envolve altas velocidades, o freio do tipo V-Brake pode ser suficiente. Este sistema apresenta um custo mais baixo em relação aos freios a disco;
- Machas – As bicicletas urbanas mais populares hoje em dia vêm com até 27 marchas. No entanto, para deslocamentos como idas ao trabalho e passeios, as marchas 7 a 9 são as mais usadas. Com esta engrenagem, você pode ter uma pilotagem sem muito esforço. As marchas servem basicamente para tornar a pedalada mais fácil, especialmente em subidas.
- Altura– No modelo urbano, a altura da bicicleta é de extrema importância, já que o ciclista precisa frear e se equilibrar em cima da bike, apoiando um ou os dois pés no chão. Por isso, a altura ideal da bicicleta urbana é aquela em que o condutor possa ter este apoio na hora da parada, sem dificuldade. Se a bicicleta for muito alta, o equilíbrio é comprometido. Se for muito baixa, pode trazer dores nas costas e joelhos. Portanto, o ideal é testar.
- Conforto do Selim – O selim, ou seja, o banco da bicicleta, deve ser confortável. Normalmente, selins mais largos e acolchoados oferecem mais conforto para passeios mais longos. Se puder, prefira um selim com amortecedores, eles irão te garantir mais conforto mesmo em pistas irregulares. Verifique também se as possíveis regulagens de altura do selim te trazem conforto e segurança.
- Confira a lista com bikes urbanas de marcas como da Caloi, Shimano e Colli Bike!
Bicicleta Aro 29 Caloi Vulcan Branca Tam. 17
Bicicleta aro 26 retrô new bike 6 marchas café
Bicicleta Aro 29 Legend Ex 21 Câmbios Shimano
Bicicleta Aro 29 Caloi Velox Preta
Bicicleta de Passeio Aro 26 Freio V-Brake Fort
Bicicleta Aro 29 TB Niner Aço 21v Freio a Disco
Bicicleta Aro 26, Houston, Stinger, Branco/Preto