Sérum facial pode ser usado, mas não é indicado para todo tipo de pele
O produto é ideal para o tipo cutâneo oleoso, porque garante uma textura mais seca e um acabamento iluminado ao mesmo tempo
atualizado
Compartilhar notícia
Ele é a peça-chave na rotina do skincare. O sérum facial é conhecido por ser um veículo (transporte) que pode receber vários ativos na fórmula. Entre eles, destacam-se a vitamina C, alfa hidroxiácidos e retinol. Por isso, o dermocosmético é capaz de promover hidratação da pele, clarear manchas e minimizar poros. De olho nas vantagens do produto, o Metrópoles traz cinco opções bem-recomendadas, além de esclarecer mitos sobre o item.
Com textura leve, fácil absorção e espalhabilidade, não há contraindicações do sérum, a não ser que a pessoa tenha alergia à composição. Ele costuma ser indicado para peles oleosas, deixando uma textura mais seca e um acabamento iluminado. Isso tudo ao mesmo tempo.
Uma das grandes vantagens é que o artigo pode ser usado em todos os tipos de pele, o que é diferente de ser indicado, alerta a dermatologista do Hospital Brasília/Dasa, doutora Nayane Aidar.
“Diferentemente do creme, que é oleoso, o sérum se adapta da pele seca à oleosa, mas quem mais se beneficia é a pessoa de pele oleosa, porque, no caso da pele seca, o sérum não vem denso o bastante”, explica.
Mitos x verdades
O sérum facial vem ganhando destaque na rotina de beleza. No início deste mês, o termo atingiu o índice de 100% em pesquisas no Google Trends, e muito se deve à publicização por parte de influenciadores digitais. Nomes famosos como Gkay, Manu Gavassi e Viih Tube têm o item como um queridinho do skincare. Por outro lado, a gama de benefícios compartilhados acaba se misturando a mitos sobre cuidados com a pele.
- Sérum facial reduz a oleosidade: isso depende da substância a que o produto está associado. Por ser usado em grande parte por peles oleosas, acaba-se associando ativos, como ácido glicólico e niacinamida, voltados a esse tipo cutâneo, mas o sérum funciona apenas como veículo.
- Usar apenas o sabonete é suficiente para a limpeza facial: após a higienização da pele com sabonete e água micelar, a aplicação do sérum funcionará como um finalizador.
- Vitamina C causa acne: nesse caso, depende da vitamina e do veículo. Se o paciente, por exemplo, tiver a pele muito oleosa, e usar a vitamina em creme, ele provavelmente terá acne. Mas não pela vitamina, e, sim, pelo veículo (creme).
Confira:
Sérum facial Perfeito Intense by Manu Gavassi
- Categorias: pele/rosto
- Propriedades: vegano e Cruelty Free
- Tipo de pele: todos
- Indicado: para opacidade
- Volume: 32 ml
Sérum preenchedor facial anti-idade – L’Oréal Paris
- Tipo de pele: todos
- Volume: 14 g
- Ativo: hialurônico
- Uso: turnos manhã ou noite
Sérum facial Rosa Mosqueta – Max Love
- Volume: 30 ml
- Benefícios: hidratação e regeneração
- Efeito: anti-inflamatório, antioxidante, cicatrizante, calmante e tonificante
- Contém: colágeno e ácido hialurônico
Sérum facial Blemish + Age Defense – Skinceuticals
- Volume: 15 ml
- Benefícios: reduz a produção de sebo, combate a acne, uniformiza o tom e a textura da pele e corrige os sinais do envelhecimento
- Uso: diurno e noturno
Sérum anti-idade A-Oxitive – Avène
- Tipo de pele: normal
- Benefícios: correção de rugas, linhas finas e tonalidade irregular
- Volume: 30 ml